UFSC estabelece parceria com a China para atividades de ensino e pesquisa em nanotecnologia

Reunião das reitoras da UFSC com representantes do Centro Nacional de Pesquisa em Engenharia para a Nanotecnologia, com sede em Xangai, na China. Foto: Wagner Behr/Agecom

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Centro Nacional de Pesquisa em Engenharia para a Nanotecnologia (NERCN), com sede em Xangai, na China, assinaram na manhã desta sexta-feira, 22, um acordo de cooperação. Participaram da cerimônia a reitora Roselane Neckel, a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco, Le Lia, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia da China, e o diretor-geral do NERCN, Dannong He acompanhados pelos seus assessores. Também estavam presentes a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Heliete Nunes, o diretor de Pesquisa da Propesq, Elias Machado, Aguinaldo Pinto, coordenador de Convênios Internacionais da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), e Cesar Franco, professor de Química da UFSC e coordenador do Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (Linden) que será implantado ainda em 2013.

As autoridades dos dois países expressaram a satisfação pelo contato estabelecido, ressaltando a importância do desenvolvimento conjunto de atividades acadêmicas, científicas e tecnológicas, visando ao crescimento mútuo. “Esse tipo de parceria possibilita a realização de muitas atividades que terão efeito tanto para a pesquisa quanto para o ensino, fortalecendo uma aproximação efetiva entre nós”, ressaltou Roselane Neckel. O acordo prevê o intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores e técnicos, o desenvolvimento conjunto de projetos e atividades de pesquisa e parcerias em nível de ensino de graduação e pós-graduação pelos próximos cinco anos.

Além deste convênio específico, a expectativa é que a área de nanotecnologia na UFSC seja alavancada após a inauguração do Linden, que conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. O Linden integra a rede nacional de laboratórios do sistema de nanotecnologia que pretende incrementar a aplicação, pela indústria brasileira, dos resultados das pesquisas desenvolvidas no país. Pelo acordo com o MCTI, 15% do tempo de uso dos equipamentos do Linden deverão ser utilizados através de parcerias com as indústrias.