SINTER representa a UFSC em missão oficial na Universidad Veracruzana, México, e estabelece acordo de cooperação e convênio com a Instituição

08:39:05

Prof. André Ramos apresentando o Projeto “Imagine” à Universidad Veracruzana, do México.

O Secretário-Adjunto de Relações Internacionais, Prof. André de Ávila Ramos, representando a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), esteve em missão oficial na Universidad Veracruzana (UV), do México, de 14 a 17 de abril de 2013.

A visita teve o objetivo de fortalecer e ampliar as ações de cooperação entre a UFSC e a UV, uma das maiores e mais importantes universidades públicas do México.

Na ocasião, o Secretário-Adjunto foi acompanhado pelo Sr. Marcos Juarez Martínez, responsável pelas Relações Internacionais da Universidad Veracruzana Intercultural (UVI), uma iniciativa da UV que estabeleceu polos de ensino superior em quatro regiões indígenas do estado de Veracruz. Também visitou a sede de Grandes Montañas, uma das quatro sedes da UVI, onde assistiu a apresentações de alunos de licenciatura em Gestão Intercultural para o Desenvolvimento, e fez uma apresentação do Projeto Imagine, que pretende levar conhecimentos básicos de ciência e manifestações culturais a comunidades marginalizadas do Brasil e de mais quatro países, incluindo o México.

Prof. André e autoridades da Universidade Veracruzana, após assinatura de acordo de cooperação e convênio entre as instituições.

Além disso, o Secretário-Adjunto conheceu o povoado vizinho em que o Projeto Imagine deverá ser executado e visitou o principal campus da UV em Xalapa, capital do estado, onde concentram-se o Museu de Antropologia; o Campus para a Cultura, a Arte e o Esporte; a Biblioteca e a Escola para Estudantes Estrangeiros, que ensina espanhol como segunda língua desde 1957.

No fim da visita, em reunião com diversas autoridades na Diretoria de Relações Internacionais, foram assinados um acordo de cooperação e um convênio de intercâmbio entre a UFSC e a UV, que permitirão a execução de inúmeros projetos de colaboração em todas as áreas e a mobilidade de estudantes, professores e servidores administrativos.