Lançamento no Brasil do Programa Quadro da União Europeia Horizon 2020 para a pesquisa e inovação

O Secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, esteve na reunião de lançamento no Brasil do Programa Quadro da União Europeia Horizon 2020 para a pesquisa e inovação, no dia 17 de dezembro de 2013, na Sala II do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O Programa Horizonte 2020 vem a suceder o Sétimo Programa-Quadro (FP7), um dos principais instrumentos da União Europeia de co-financiamento de projetos voltados para C&T, que chegou ao fim em 2013.

O Horizon 2020 está previsto para durar de 2014 a 2020 e tem um orçamento previsto de quase 79 bilhões de euros. O audacioso programa da União Europeia abrange várias áreas e várias modalidades de apoio financeiro. Para maiores informações sobre o Horizon 2020 visite a página.

A iniciativa EURAXESS, portal de apoio para mobilidade dos pesquisadores europeus e brasileiros, e o projeto B.BICE+, que apoia cooperações em pesquisa e inovação entre Brasil e Europa, também foram apresentados.

A delegação da União Europeia que veio ao Brasil fazer o lançamento do Programa 2020 e da iniciativa EURAXESS e o projeto B.BICE+, manifestou ao Secretário o desejo de fazer a apresentação desses programas na UFSC, o que será feito se a delegação encontrar agenda.

O QUE É:

EURAXESS – “Researchers in Motion” é uma iniciativa da Comissão Europeia voltada à mobilidade dos pesquisadores. É parte fundamental da estratégia europeia de fomentar o estabelecimento de um mercado europeu de pesquisa livre, competitivo e atraente para os pesquisadores, apoiando a “circulação de talentos” a nível mundial. No Brasil, EURAXESS Links Brazil fornece gratuitamente uma ampla gama de informações e serviços de suporte aos pesquisadores almejando realizar pesquisa na Europa, sejam estes europeus ou não.

B.BICE+ (outubro 2012/outubro2015) é um projeto financiado pela Comissão Europeia para apoiar a cooperação bilateral no campo da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) entre a União Europeia, os Estados Membros da UE e o Brasil. Os principais objetivos do B.BICE+ são: (i) subsidiar o diálogo político no campo da CT&I entre a UE e o Brasil; (ii) promover a cooperação UE-Brasil em CT&I implicando os atores da cadeia da inovação; (iii) incentivar a coordenação das ações de cooperação em CT&I, financiadas pelos Estados Membros da UE, (iv) divulgar informações sobre os programas europeus e brasileiros que apoiam a cooperação científica entre a UE e o Brasil.