UFSC participa da XIX reunião de representantes do Núcleo Disciplinário Educación para la Integración

alexfvaz em santa maria 2014No dia 17 de setembro o professor Alexandre Fernandez Vaz, do Centro de Ciências da Educação (CED), representou a UFSC na XIX Reunião de Representantes do Núcleo Disciplinário Educación para la Integración (NEPI), da Asociación de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM),  realizada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A AUGM possui três grupos programáticos: Programas acadêmicos, Programas de mobilidade e Programas de vínculo Sociedade e Estado.

No NEPI, especificamente, há três programas: Programas Políticas Educativas, Políticas Linguísticas e o Programa de Integración de Posgrado del Núcleo Disciplinario Educación para la Integración, recém aprovado. Este último programa poderá potencializar as relações na pós-graduação dos países no Mercosul. Será coordenado por Luis Behares, da Universidad de La República, Uruguai, que coordenou o NEPI nos últimos quatro anos. A partir de outubro deste ano, o NEPI será dirigido por Nalú Farenzena (UFRGS), que coordenava o Programa de Políticas Educativas que passa a ser dirigido por Doris Bolzan (UFSM) e Alessandra Reguera (Uni Córdoba, Argentina) segue coordenando o Programa de Políticas Linguísticas.

Os relatórios de gestão foram apresentados, discutidos e aprovados. Os representantes (que deverão ter um suplente) têm uma dupla e permanente tarefa: promover a integração acadêmica entre os países e animar, internamente a cada instituição, essa mesma integração (buscando para submissão aos periódicos, promovendo as Jornadas de Jovens Investigadores etc.).