II Encontro de Práticas Docentes em Educação Física do Mercosul – De 22 a 28/11/2014

Logo II Encontro

Conheça a programaçãorealize aqui sua inscrição gratuita no II Encontro de Práticas Docentes em Educação Física do Mercosul (Brasil, Uruguai e Argentina), que acontecerá em  Florianópolis de 22 a 28 de novembro de 2015.

As iniciativas de aproximação entre a universidade/formação inicial e as escolas públicas/ educação básica e comunidades, por meio dos estágios supervisionados e programas como o PIBID[1], além da pesquisa e extensão realizados pela UFSC, têm proporcionado diversas experiências de ensino, formação e pesquisa/estudo pedagógico em campo, promovendo novas perspectivas no campo da educação física escolar e, consequentemente, na formação inicial e continuada de professores. Trata-se de um desafio permanente, pois articula a formação de estudantes em diferentes fases e de professores novos e antigos, nas escolas públicas e núcleos de desenvolvimento infantil ou creches onde atuamos. Este encontro busca estreitar as relações e promover uma reflexão sobre as formações que desdobram desta construção coletiva. Nosso objetivo é também o de promover a integração destas atividades e animar a relação entre professores de educação física dos países do MERCOSUL. Nossa prioridade é democratização o conhecimento com maior qualidade do ensino, incentivando a estudantes e professores a investirem nas suas práticas docentes, em propostas de pedagógicas inovadoras, na atividade acadêmica e na participação em eventos, na formação continuada em cursos de pós-graduação.

O II Encontro ocorre articulado a dois eventos importantes: 1) III Simpósio de Formação de Professores e práticas Pedagógicas (MEN/CED) e busca mobilizar e articular estudantes dos cursos de licenciatura da UFSC, bem como de professores de diferentes áreas, aproximando universidade e educação básica;  2) I Festival Latino-americano de Práticas Corporais (DEF/CDS) através do intercâmbio entre educadores e professores de práticas corporais diversas como as danças, lutas, jogos populares, entre outras atividades extencionistas das três universidades envolvidas.

O público alvo do evento são, prioritariamente, os professores, pais e alunos das redes pública e privada de ensino de Florianópolis, professores e estudantes dos cursos de licenciatura em educação física das universidades do Mercosul. As inscrições são GRATUITAS.

Orgnaização:

Fábio M. Pinto (CED/UFSC), Jaison José Bassani (CDS/UFSC), Cris ker de Melo (CDS/UFSC), Raumar Rodriguez (UDELAR/URUGUAI), Jorge Rettich (UDELAR/URUGUAI), Cleber Rodriguez (UDELAR/URUGUAI). COMISSÃO ORGANIZADORA: Professores da UFSC: Luciana Pedrosa Marcassa (CED/UFSC), Alexandre Fernandez Vaz (CED/UFSC),  Giovani L. Pires (CDS/UFSC), Francisco Emilio de Medeiros (CDS/UFSC), Rogério Santos Pereira (CDS/UFSC), Edgard Matiello Jr. (CDS/UFSC); Professores da UdelaR: Ana Peri, Ruben Bouza, Pablo Zinola; Professores da U. La Plata : Liliana Rocha; Professores das escolas: Debora Brandalise (EBM Beatriz S. B.), Catiuscia Schneider (EBM Beatriz S. B.), Karla Tives (EBM J. A. Rohr), Adriana Whendausen (NEI Carianos), Cátia Pereira (EE Jurema cavalazzi); Estudantes graduação: Priscila Limas da Silva, Daniela Teixeira, Juliana, Caroline, Bruno, Douglas, Leonardo, Jonatas, Maisa, Marina e Rosa (PIBID, Beatriz); Miriam, Breno, Vitoria, Giovana e Daniel (Pibid Rohr); Pibid (NEI Carianos); estágios DEF e MEN; Estudantes pós-graduação: André Justino dos Santos Costa (PPGEF/CDS); Danielle Torri (PPGE/CED).

Mais informações: Prof. Fábio – fabiobage@yahoo.com.br