Ex-aluno do Ciência sem Fronteiras faz site com ‘guia de sobrevivência’ do bolsista

mycsf2O estudante  de engenharia de gestão na Universidade Federal do ABC (UFABC), Peirol Gomes, de 25 anos, quis transformar sua experiência de bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras em uma oportunidade de ajudar outras pessoas que desejam estudar no exterior e têm dúvidas sobre como é exatamente a “vida lá fora”. “A ideia principal é que ele seja uma Wikipédia, totalmente colaborativo”, citou Gomes ao definir o projeto batizado de “MyCSF”, um site que reúne cartilhas, vídeos, depoimentos de bolsistas e outras informações que possam servir como um “manual de sobrevivência” dos bolsistas, com pretenção de se tornar uma “enciclopédia” no assunto de intercâmbio, de acordo com seu criador. O projeto usa o crowdsourcing (método para criação e captação de conteúdo por meio de pessoas do público) como principal força motriz.

Em “eterna construção” e com 10 mil usuários cadastrados, de acordo com seu criador, o MyCSF possui uma seção (ainda embrionária) de dicas com cartilhas elaboradas por meio das experiências vividas pelos estudantes em cada país, como EUA, Austrália, Canadá, França e Espanha – nações que recebem estudantes brasileiros.

Peirol destacou que não teve dificuldades em relação à burocracia da bolsa, mas que sentiu falta de informações mais triviais sobre o destino escolhido. “Não tive problema algum com bolsa, funcionou muito bem, a universidade era bem estruturada. Nosso problema era a falta de informação, porque a informação do governo é básica”, sublinhou Gomes, dizendo que relatos e dicas sobre a cidade, a faculdade e a vida do estudante no exterior eram mais relevantes

Após o cadastro gratuito, o aspirante a intercambista pode acessar e baixar cartilhas, ler depoimentos e notícias feitas por outros membros, além de assistir a vídeos que ensinam a preencher corretamente os diversos formulários necessários para dar entrada no pedido de bolsa.

Fonte: Globo.com

Para acessar o site do MyCSF clique aqui.

Para acessar o portal da Rede CsF clique aqui.