Secretário-adjunto de Relações Internacionais da UFSC participa da reunião do Erasmus Mundus ELARCH

Logo-elarchNos dias 10 a 13 de novembro aconteceu a reunião de lançamento do projeto Euro-Latin America partnership in natural Risk mitigation and protection of the Cultural Heritage (ERARCH), vinculado ao Programa Erasmus Mundus, que aconteceu na cidade de Matera, sul da Itália.

O projeto ELARCH, coordenado pela Universidade de Basilicata é um projeto de mobilidade acadêmica que concederá bolsas de estudo com duração até 2018. É financiado pelo Programa ERASMUS, com recursos da União Europeia no valor de três milhões e cem mil Euros. O objetivo desse projeto é promover cooperações acadêmicas na área de diminuição de riscos naturais e preservação do patrimônio cultural da humanidade através da mobilidade acadêmica entre Universidades europeias e latino americanas. As áreas temáticas incluídas neste projeto são Arquitetura, Planejamento Regional e Urbano, Business Studies and Management Sciences, Engenharias e Tecnologia, Geografia, Geologia, Matemática e Informática.

Serão concedidas 83 bolsas para latino-americanos estudar na Europa e 36 bolsas para europeus estudarem na América Latina, totalizando119 bolsas de estudo no período de 4 anos, sendo 36 bolsas para alunos de graduação, 32 para alunos de mestrado, 23 de doutorado, 17 de pós-doutoramento e 11 bolsas para professores e servidores, oferecidas em 3 editais a serem abertos. O primeiro edital deve ser lançado em Fevereiro de 2015, sendo que o início das mobilidades acontecerá a partir de Agosto deste mesmo ano. As bolsas concedidas por este projeto cobrem as despesas com viagem, seguro saúde, despesas acadêmicas e um dispêndio mensal.

Esse programa de bolsas está aberto a cidadãos da Bolívia, Peru, Equador, Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Panamá e Uruguai que desejam estudar em uma das nove Universidades europeias parceiras, bem como cidadãos da Itália, Portugal, Espanha, Eslovênia e Grécia que desejam estudar em uma das onze Universidades latino-americanas participantes deste consórcio. As Universidades europeias que os brasileiros poderão se candidatar são:

Itália: Universidade de Basilicata, Universidade de Chieti-Pescara e Universidade Sapienza de Roma.

Eslovênia: Universidade de Ljubljana.

Espanha: Universidade Politécnica de Madrid e Universidade Politécnica da Catalunha.

Portugal: Universidade do Minho e Universidade de Aveiro.

O projeto tem ainda o suporte de diversas organizações ativamente envolvidas na minimização de riscos naturais e desenvolvimento internacional. A UFSC é a única Universidade brasileira a participar deste projeto.

Espera-se a partir deste projeto promover a formação de recursos humanos altamente qualificados, permitindo a validação de créditos, diplomas em co-tutela, desenvolvimento de plataformas de aprendizado virtual, estudos de caso em campo e no laboratório, bem como a inclusão social.

Mais informações podem ser encontradas no site