UFSC participa das XXIII Jornadas de Jóvenes Investigadores da AUGM e recebe quatro premiações

IMG-20150825-WA0012A UFSC esteve presente entre os dias 24 e 28 de agosto na Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Argentina, para a XXIII Edição das Jornadas de Jóvenes Investigadores da AUGM, promovida pela Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

Com o tema “Ciencia, tecnología e innovación para la inclusión social” o evento contou com mais de 800 jovens pesquisadores de universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Cuba e México – esses dois últimos convidados pela organização do evento.

A solenidade de abertura das Jornadas teve a presença do presidente da UNLP, Sr. Raúl Perdomo e do presidente da AUGM e Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sr. Carlos Alexandre Netto. Também estiveram presentes o Secretário-Geral da AUGM, Sr. Álvaro Maglia, o titular da Comissão de Investigações Científicas da Província de Buenos Aires, Sr. José María Rodríguez Silveira, o Secretário de Relações Institucionais da UNLP, Sr. Javier Díaz e a representante da Oficina Regional de Ciências da UNESCO, Sra. Lídia Brito.

A delegação da UFSC, coordenada pela Sra. Zulmira da Silva, Coordenadora de Programas Internacionais da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), e pelos assistentes Elenir Vieira e Hendrick Rodrigues, foi composta por vinte estudantes de cursos de graduação e pós-graduação previamente selecionados pelo Edital n.º5/2015/SINTER. Nessa edição estiveram presentes alunos do campus Florianópolis, assim como dos campi de Araranguá e Curitibanos.

Os estudantes participaram do evento em duas modalidades: banners e apresentações orais. Os trabalhos foram avaliados por um comitê científico formado por integrantes da UNLP e de Núcleos Disciplinares e Comitês Acadêmicos da AUGM. Ao término dessa edição das Jornadas quatro trabalhos da UFSC foram premiados como melhores de cada área.

O estudante Venícios Cassiano Linden, aluno do curso de mestrado em Linguística, sentiu-se “[…] feliz por ter essa oportunidade de conhecer pessoas, de ter contato com outras realidades e olhares teórico-metodológicos e de poder confrontar minha própria concepção de mundo e de vida com outras maneiras de enxergar e de conceber a vida […]”.

Já o estudante Esdras Correa, estudante do curso de Medicina Veterinária do campus Curitibanos cita que a participação nas Jornadas foi “[…] uma ótima oportunidade de apresentar e divulgar o que temos feito na UFSC – Campus Curitibanos, e também para conhecer um pouco mais do que é feito em outras universidades participantes da AUGM.“. Além da agenda prevista para o evento, o aluno Esdras foi convidado também para apresentar seu trabalho na Facultad de Ciencias Veterinarias da UNLP.

Os alunos premiados da UFSC foram:

• Renato Muchiuti Aranha: Abordagens da Ditadura: mídia regional em Foz do Iguaçu/PR (1980-84) – Área História, Regiões e Fronteiras.
  • Benny Zuse Rousso: Desempenho de um wetland construído horizontal empregado no tratamento de esgoto doméstico ao longo de 20 anos de operação – Área Meio Ambiente.
  • Venícios Cassiano Linden: A constituição da competência linguística de intérpretes de Libras em formação na Universidade Federal de Santa Catarina – Área Educação para a Integração.
  • Leontina Cumbelembe Tomás Manuel: Papel do zinco nos processos de proliferação e diferenciação de adipócitos: efeito no acúmulo de lipídeos intracelulares – Área Ciência, tecnologia e inovação para a inclusão social.

O que são as Jornadas?

As Jornadas de Jóvenes Investigadores da AUGM consistem em um intercâmbio de experiências de pesquisa e debates mediante a apresentação de trabalhos em forma de banners, exposições orais, mesas-redondas e atividades culturais.

As Jornadas são realizadas anualmente desde 1993. A sede é rotativa entre as Universidades-membro do Grupo Montevideo. Participam também pesquisadores e conferencistas convidados.

– Saiba mais sobre as Jornadas de Jóvenes Investigadores

– Saiba mais sobre a AUGM