UFSC participa da Cúpula Global de universidades do BRICS

BRICS_1Moscou, Rússia – De 26 a 28 de outubro de 2015

Dentre as várias iniciativas da Rússia na presidência rotativa do BRICS, esse país promoveu a Cúpula Global de universidades do bloco, de 26 a 28 de outubro de 2015, em Moscou.

O BRICS é um bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O potencial econômico, científico-tecnológico, geopolítico, de recursos naturais e demais áreas de desenvolvimento humano é enorme. Esses grandes países reúnem grande parte da área agrícola e recursos naturais do planeta, o que inclui água, recursos energéticos e minerais. O bloco abrange, também, em torno de 40% da população mundial, 25% de terras e desenvolvimento científico-tecnológico altamente competitivo. No entanto, o grupo apresenta alguns obstáculos significativos para uma maior integração: a distância geográfica entre os países, as abismais diferenças étnicas e culturais, de idioma e clima.

A importância da aproximação entre universidades do BRICS está na superação de obstáculos que nos separam e na otimização do potencial que nos beneficia mutuamente. O intercâmbio de estudantes promove a reciprocidade de conhecimento entre culturas, idiomas, o desenvolvimento de adaptabilidade a diferentes climas, etc. Os jovens dispõem de melhores condições para o aprendizado da língua, absorvem novos conceitos e compreendem padrões culturais sem preconceitos. Mais do que isso, jovens universitários apresentam uma capacidade formidável de comunicação e de publicizar suas experiências. Todos os países do BRICS possuem boas universidades, as quais são capazes de oferecer uma ótima experiência e aprendizado acadêmico no intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação.

FotoLC_RP_Gagarin

Representantes da UFSC na Cúpula de universidades do BRICS

A integração das universidades do BRICS também resulta em ótimas oportunidades de colaboração em pesquisa e extensão. Podem ser criados programas de duplo-diploma na graduação e de co-tutela na pós-graduação, aumentando a oportunidade dos egressos no mercado de trabalho. Recentemente, foi criada a rede de universidades do BRICS, da qual a UFSC já mostrou interesse em participar.

Somos de opinião que um maior envolvimento do governo brasileiro no BRICS, tomando iniciativas no sentido de cooperação entre os países, irá nos trazer muitos bons frutos a médio prazo. Trata-se de uma alternativa econômica e geopolítica internacional muito interessante, a qual dará a esses países novas opções de comércio e relações mais horizontais, a partir de novas parcerias que compreendem grande potencial de desenvolvimento humano.

A UFSC tem feito sua parte na aproximação de universidades do BRICS. Estivemos na reunião entre universidades brasileiras e russas em dezembro de 2014, bem como na Cúpula de Universidades em Moscou (de 26 a 28 de outubro de 2015). A UFSC já mantém convênios acordados e em andamento com universidades da Rússia, da China e da África do Sul (Tabela 1) – todos são iniciativas desta gestão. Falta, ainda, maior aproximação com as universidades da Índia, o que deveremos perseguir. Com o objetivo de estimular a colaboração entre nossas universidades, pretendemos oportunizar bolsas para intercâmbio entre estudantes da UFSC e de universidades do BRICS em 2016, o que consolidará o Programa BRICS de Intercâmbio estudantil.

Representaram a UFSC na Cúpula de Universidades do BRICS, a convite do governo russo, o professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho (secretário de Relações Internacionais da UFSC) e a professora Rosângela Curi Pedrosa (diretora do DITS). Durante o evento, o professor Pinheiro Machado apresentou uma apreciação crítica dos rankings de universidades e a professora Rosângela abordou o tema de ciência acadêmica e inovações tecnológicas.

Tabela 1. Universidades de países do BRICS conveniadas com a UFSC ou em processo de finalização de convênios (Novembro 2015).
País Russia China África do Sul
Universidades com convênios em vigor. Magnitogorsk State Technical University (MSTU). Hospital Popular da Província de Henan.

Beijing University of Chemical Technology.

National Engeneering Research Center for Nanotechnology (NERCN).

Tianjin Foreign Studies University.

Universidades com convênios em processo. Novosibirsk State University.

Universidad Estatal Social de Rusia.

ITMO University.

Zhongnan University of Economics and Law

Tsinghua University.

Beijing Normal University.

Cape Peninsula University of Technology.

University of KwaZulu-Natal.

Moscou, Rússia – De 1º a 5 de dezembro de 2014

A Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) e o Projeto 5/100 (Projeto de Excelência Acadêmica Russa vinculado ao Ministério da Ciência e Educação Russo) organizaram a visita de uma Missão de doze Universidades Brasileiras às 15 instituições russas que atualmente compõem o grupo “5/100”.

5_100

Delgação brasileira e representates de universidades Russas na Oficina Russo-Brasileira de Cooperação Acadêmica.

A UFSC esteve presente e foi representada pelo Secretário de Relações Internacionais, Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho. A programação da visita objetivava “compartilhar experiências e estabelecer relações entre as Universidades líderes de nossos países”, nas palavras das Universidades Russas.

O programa, de 1 a 5 de dezembro, consistiu de visitas a universidades em Moscou e arredores, da Oficina Russo-Brasileira de Cooperação Acadêmica e do “THE BRICS & Emerging Economies Universities Summit” (Seminário: Os BRICS e as Universidades das Economias Emergentes). A visita e a programação foi toda organizada pela equipe russa do Projeto 5/100 e pelo lado brasileiro pela FAUBAI e Conselho Gestor das Relações Internacionais da ANDIFES (CGRIFES).

Texto: Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho – Secretário de Relações Internacionais