MAIS CIÊNCIA, MAIS DESENVOLVIMENTO (MCMD)

Image result for CAPESAconteceu no dia 17 de março, na PUC de Porto Alegre, um encontro de Pró-Reitores de Pós-Graduação, Pró-Reitores de Pesquisa e Secretários de Relações Internacionais de Instituições de Ensino Superior da Região Sul, com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica o programa Mais Ciência, Mais Desenvolvimento (MCMD), que deve substituir o programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

No evento, promovido pela CAPES, foi debatida a internacionalização do estudo superior no país, além dos requisitos exigidos pela CAPES para que instituições de ensino superior (IES) possam participar do edital com data de abertura prevista para julho deste ano. Dentre os requisitos, cada IES participante deverá apresentar um plano quadrienal para internacionalizar atividades de ensino e pesquisa da instituição. Além disso, essas atividades deverão prever parcerias estratégicas com IES renomadas em áreas de conhecimento específicas que sejam de interesse da IES participante.

O projeto terá como enfoque principal estudantes que desenvolvam atividades de pesquisa e produção de conhecimento na pós-graduação, porém alunos de iniciação científica da graduação também poderão participar. O MCMD prevê ainda a criação de parcerias entre universidades brasileiras e estrangeiras, além do pagamento, por parte da CAPES, de bolsas para alunos que sejam aprovados no programa. Universidades públicas e privadas podem participar do edital do MCMD, desde que ofereçam cursos de pós-graduação stricto sensu.