Representantes de 17 Universidades Europeias e da America Latina irão se encontrar na UFSC para reunião final de projeto Erasmus-Mundus (2013-2017).

O projeto, denominado Fellow-Mundus, contribui, por meio do  intercâmbio de estudantes, professores e técnicos administrativos,  para o reforço de laços educativos, culturais, econômicos,  científicos e tecnológicos sustentáveis entre a União Européia e os  países Latino-Americanos. O projeto visa reforçar a cooperação entre as Instituições de Ensino Superior Européias e da América Latina,  permitindo a mobilidade de estudantes, investigadores, docentes e  técnicos mediante um programa de bolsas de estudo,  desenvolvimento de currículos individuais, troca de conhecimentos e de boas práticas.

O Fellow-Mundus é uma parceria entre 17 Universidades Europeias e da  América Latina: Universidade Nova de Lisboa (Portugal – Instituição  Coordenadora), Universidade Federal de Santa Catarina  (Co-Coordenadora), Universidade do Algarve (Portugal), Universidad  de Salamanca (Espanha), Universidad de Sevilla (Espanha), University  of Warszaw (Polônia), Wroclaw University of Technology (Polônia),  Universidad Mayor de San Simon (Bolívia), Universidad Andina Simon  Bolivar (Equador), National University of Itapúa (Paraguai),  Universidad del Pacífico (Peru), Universidade Estadual de Ciências  da Saúde de Alagoas (Brasil), Universidade Federal de Pernambuco  (Brasil), Universidade Tiradentes (Brasil), Universidad de Panama  (Panamá), Universidad Santo Tomas (Colômbia) e Universidad de la  Republica (Uruguai).

Ao longo do projeto foram executadas, entre as Universidades  parceiras, 242 mobilidades de estudantes, professores e técnicos  administrativos. Os estudantes e investigadores, nas suas vertentes  de graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado totalizaram 207 intercâmbios. No que compete à UFSC,  esteve diretamente  envolvida em 15 mobilidades de estudantes e staff.

Esta reunião final tem por objetivos fazer o balanço do projeto e  sua sustentabilidade, debater resultados e discutir eventuais  projetos futuros de cooperação entre as Instituições envolvidas.  Será também lançado um livro do projeto, elaborado conjuntamente  entre a Prof. Dra. Márcia Grisotti (UFSC) e a Prof. Dra. Iva Pires  (Universidade Nova de Lisboa) – as coordenadoras científicas  Fellow-Mundus – onde serão apresentados, entre outros, os números do  projeto, sua análise global e considerações finais.

A reunião final do projeto Fellow-Mundus será organizada pela UFSC  (Co-Coordenadora), em parceria com a Universidade Nova de Lisboa  (Coordenadora), e realizar-se-á nos próximos dias 17, 18 e 19 de  maio. O evento contará com a participação especial da Vice-Reitora  da UFSC, Prof. Dra. Alacoque Lorenzini Erdmann, representando o Reitor, Prof. Dr. Luiz Carlos Cancellier de Olivo, e do  Secretário de Relações Internacionais, Prof. Dr. Lincoln  Fernandes.