PROGRAMAÇÃO FINAL DO VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS – VIII EIIPL

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VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS – VIII EIIPL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, FLORIANÓPOLIS, BRASIL DE 19 A 21 DE SETEMBRO DE 2017

TERÇA-FEIRA, 19/09

HORÁRIO

ATIVIDADE

08:00h

Credenciamento

09:30h-10:15h

Mesa de abertura:

Diretor do CCE/UFSC, Prof. Dr, Arnoldo Debatin Neto

Cônsul Geral do Uruguai, Sr. Daniel Botta

Embaixador Brasileiro do ERESC, Sr. José Roberto de Almeida Pinto

Coordenadora do NEPI-AUGM, Profa. Dra. Nalu Farenzena

Delegado da AUGM na UFSC, Secretário de Relações Internacionais Prof. Dr. Lincoln Fernandes

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística, Prof. Dr. Marco Martins

Coordenadora do Programa de Políticas Linguísticas del NEPI-AUGM, Profa. Dra. Alejandra Reguera

Coordenador Geral do VIII EIILP, Prof. Dr. Gilvan Müller de Oliveira.

10:15h-12:00h

Sessão aberta ao público

Mesa Redonda: “Acesso das Minorias Linguísticas ao Ensino Superior”

Profa. Dra Eliana Sturza, UFSM

Profa. Dra Margarete Schlatter , UFRGS

Prof. Dr. Domingos Nobre, UNICAMP

Prof. Dr. Nanblá Gakran, UFSC

12:00-13:30h

Almoço

13:30h-14:30h

Todas as sessões de comunicações são de acesso exclusivo para os participantes ativos do evento.

Comunicações (Mesa 1):

¿Qué es una política lingüística? (Alejandra Reguera, UNC)

Políticas Linguísticas Críticas: problematizações teóricas e metodológicas(Cristine Gorski Severo, UFSC)

O português língua da ciência e da educação superior: primeiras aproximações (Gilvan Müller de Oliveira, Alex Sandro Beckhauser, Júlia Mendes e Paula Clarice Santos, UFSC)

14:30h- 14:45h

Intervalo

 14:45h-15:45h

Comunicações (Mesa 2)

O Censo Linguístico de Antônio Carlos (SC): metodologia, resultados e implicações para as Políticas Linguísticas (Rosângela Morello e Ana Paula Seiffert, IPOL)

O Inventário Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Ronice Müller de Quadros, Bruna Crescêncio Neves, Deonísio Schmitt e Juliana Tasca Lohn, UFSC)

A coleta de dados: instrumentos utilizados no Inventário Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Ronice Müller de Quadros, Bruna Crescêncio Neves, Deonísio Schmitt e Juliana Tasca Lohn, UFSC)

15:45h- 18:00h

 Reunião de Investigadores do Programa de Políticas Linguísticas (RIPPL)

QUARTA-FEIRA, 20/09

HORÁRIO

ATIVIDADE

 09:00h- 10:30h

Comunicações (Mesa 3)

Acolhimento em Língua Portuguesa – experiências e perspectivas no Sul do Brasil (Christiane Dias, Dayane Cortez e Donesca C. P. Xhafaj, UFSC)

Desarrollo de materiales educativos para una educación plurilingüe en escuelas secundarias de la Provincia de Córdoba. (Silvana Marchiaro e Ana Cecilia Pérez, UNC)

A escola e a construção de sentidos do português correto no senso comum(Rejane Beatriz Fiepke e Eliana Rosa Sturza, UFSM).

10:30h-10:45

Intervalo

10:45h- 12:15h

Comunicações (Mesa 4)

Escolas Interculturais de Fronteira: problemáticas e fragilidades da implementação de uma política Linguística (Eliana Rosa Sturza, UFSM)

Proposta educacional bilíngue: o contexto da escola para surdos (Dóris Pires Vargas Bolzan e Giovana Fraccari Hautrive, UFSM)

Los manuales para la enseñanza de la lengua como instrumentos de la planificación lingüística. Los prólogos de los libros de Piccardo Y Larrobla, y de Mieres (1945 Y 1946). (María Cecilia Manzione Patrón, UDELAR)

La reforma de la enseñanza media y la muerte de la pluralidad lingüística en la educación brasileña (Henry Daniel Lorencena Souza, UFRGS).

12:15h-14:00h

Almoço

 14:00h-15:45h

Comunicação (Mesa 5):

Políticas linguísticas para a população surda: ações de governamento.(Adriana da Silva Thoma e Bianca Ribeiro Pontin, UFRGS)

Spread the Sign – Brasil: experiências no registro da Língua de Sinais Brasileira. (Carina Rebello Cruz, Nelson Goettert  e Tiago Coimbra Nogueira,  UFRGS)

La textualidad en Lengua de Señas como aporte a la estandarización de la Lengua de Señas uruguaya (Alejandro Fojo, UDELAR)

Reflexos das reformas da década de 90 na política brasileira de educação bilíngue para surdos (Regina Maria de Souza, UNICAMP)

Consideraciones sobre la ley de medios y la traducción audiovisual para sordos (Marcela Tancredi, UDELAR).

15:45h- 16:00h

Intervalo

 16:00h-17:45h

Comunicações (Mesa 6):

English-only, sí pero no: por um discurso plurilíngue na “capital turística do Mercosul” (Leandra Cristina de Oliveira, Marina Jenovencio e Vanessa Corrêa de AraújoTissier, UFSC)

Figuración del extranjero (Argentina, 1880-1930). Políticas del lenguaje e inmigración (Liliana I, Pérez e Patricia G. Rogieri, UNR)

Políticas LinguísticasColoniais: história e poder em tela (Cristine Gorski Severo, UFSC)

Higiene social – higiene lingüística. La influencia de los postulados positivistas en la conformación de las políticas del lenguaje en Argentina (1900-1916) (Luisina  Barrios e Griselda Robertazzo, UNR)

Sobre ações afirmativas para indígenas no ensino superior (Brasil) (Wilmar D’Angelis e Domingos Barros Nobre, UNICAMP/UFF).

18:00h

 Confraternização

QUINTA-FEIRA, 21/09

HORÁRIO

ATIVIDADE

09:00h – 11:30h

Comunicações (Mesa 7):

CAPI – Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (Margarete Schlatter, Andrea de Araújo Rubert, Kétina Allen da Silva Timboni , Marjorie Moraes, Walkiria Sidi, UFRGS)

Atividades colaborativas na formação de professores de português como língua adicional no Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS(Gabriela da Silva Bulla e Everton Vargas da Costa, UFRGS)

Quando a Educação a Distância prepara o professor para a atuação presencial: O caso da formação inicial de duas graduandas através do Curso online de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI) (Gabriela da Silva Bulla e Kétina Allen da Silva Timboni, UFRGS)

Política lingüística no Colégio de Aplicação da UFRGS: As atividades de sensibilização para a escolha da língua estrangeira pelo(a)s aluno(a)s do Projeto Pixel (Clarissa Gregory Brunet, Gabriela Hoffmann Lopes, Ingrid Frank e Ivonne Jordan de Mogendorff,  UFRGS)

11:30h- 12:00h

 Mesa de encerramento

14:00h – 18:00h

XXII Reunião de Representantes do Núcleo Educação para a Integração