Campus Joinville

28-11-2013-19-53-42-ufsc-joinville-luciano-moraes-27-11-2013-webO campus Joinville está localizado a 177km ao norte de Florianópolis.

No Campus Joinville são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão destinadas à formação de pessoas de alta competência técnica e gerencial, com foco no desenvolvimento de sistemas no campo automotivo, metroviário, ferroviário, marítimo, fluvial, aéreo e espacial.

Além disso, a formação foca no estudo de cenários e projetos para resolver problemas de infraestrutura, operação e manutenção de sistemas de transporte.

Trata-se de uma iniciativa que visa propiciar a produção e a disseminação de conhecimentos relativos às engenharias e ciências aplicadas, tanto no contexto veicular quanto da infraestrutura e transportes.

Graduação Mestrado
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Naval
Engenharia de Transportes e Logística
Engenharia Ferroviária e Metroviária
Engenharia Mecatrônica
Engenharia de Infraestrutura
Engenharia Automotiva
Curso Interdisciplinar em Mobilidade
Engenharia mecânica e científica

Perfil dos egressos

Engenharia Aeroespacial O curso forma profissionais aptos a atuar em modelagem matemática, análise, controle, projeto, construção e testes de sistemas no setor aeroespacial. O engenheiro aeroespacial pode trabalhar em empresas do setor aeroespacial ou mecânico, na área de pesquisa em universidades e institutos, além de forma autônoma.
Engenharia Naval O curso forma profissionais para atuar no planejamento, construção, manutenção e descarte de embarcações convencionais e especiais, estruturas portuárias e oceânicas.  O engenheiro naval pode atuar também na administração e organização portuária, no estudo do transporte marítimo de cargas e em áreas interdisciplinares das engenharias como mecânica, elétrica, produção, mecatrônica, metalúrgica e materiais.
Engenharia de Transportes e Logística O curso forma profissionais capazes de determinar as condições ideais para a movimentação de pessoas, bens, informações e alocação de recursos, buscando soluções para os problemas de mobilidade urbana, movimentação de cargas e impactos ambientais dos diversos meios de transportes.
Engenharia Ferroviária e Metroviária O curso forma profissionais para atuar no projeto, operação e manutenção de sistemas veiculares ferroviários e metroviários. A preocupação com a mobilidade urbana tem sido responsável por investimento em novas linhas de metrôs, trens de superfície, monotrilhos e trem de alta velocidade.
Engenharia Mecatrônica O engenheiro mecatrônico atua no projeto e integração de sistemas mecênicos e elétricos/eletrônicos em produtos e equipamentos com ampla aplicação em todos os setores da sociedade, como por exemplo: automotivo, aeroespacial, energia e de equipamentos médico-hospitalares.
Engenharia de Infraestrutura O curso forma profissionais aptos para atuar no planejamento, projeto, construção, e gerenciamento de grandes obras da Engenharia Civil como viadutos, pontes, aeroportos, portos e túneis. A atuação do aluno aluno inclui áreas da construção civil como sistemas estruturais, geotecnia, sistema de transportes e hidrovias, loteamentos e restauração de pavimentos.
Engenharia Automotiva O curso forma profissionais com uma visão sistêmica da engenharia automotiva, desenvolvida para atuar em planejamento, projeto, construção, manutenção e descarte de sistemas automotivos, como automóveis, caminhões, ônibus, motocicletas e outros veículos rodoviários.
Curso Interdisciplinar em Mobilidade Com duração de três anos, o curso forma profissionais com perfil interdisciplinar, com habilidades em raciocínio lógico, matemática, computação, estatística, química, física, desenho técnico e ergonomia e segurança. O grau de bacharel possibilita aos egressos a participação em cursos de pós-graduação.

Saiba mais:

Acesse a página do Campus Joinville.