LXVI Reunião Do Conselho De Reitores Da AUGM Em Porto Alegre

13:58:35

8f56ee90-7a66-489e-a29d-5f7cfca5539eA LXVI Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) ocorreu em Porto Alegre no dia 12 de setembro de 2014. A reunião foi sediada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na cidade de Porto Alegre, Brasil, que comemora seus 80 anos de existência em 2014. Precedendo a reunião, ocorreu o Seminário “Desenvolvimento Sustentável para a Integração Regional do Cone Sul”. O tema do Seminário, “Bem Viver”, deu espaço para diferentes concepções de sociedade e culturas se manifestarem. A ideia de uma sociedade solidária e valores humanitários prevaleceu nas falas dos palestrantes e da audiência.

Como ponto alto do evento, na quarta-feira dia 10 de setembro, o presidente do Uruguai, José Mujica, realizou uma conferência no Salão de Atas da UFRGS. Com o auditório lotado, Mujica falou durante trinta minutos. Aos jovens, disse que esses devem “atrever-se” para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Mujica, que se notabilizou por doar 90% de seu salário mensal a instituições de caridade, destaca a liberdade como uma prioridade e que pode ser conquistada quando se abre mão da acumulação de capital e se reserva tempo para fazer o que gostamos e nos motiva. “Defender minha liberdade é ter tempo, é viver a serviço do meu sonho”, disse o Presidente.

O Conselho de Reitores apreciou 22 pontos de pauta, dos quais destacamos os programas de escala docente, escala discente e escala pós-graduação. Estabeleceu-se que os delegados assessores deverão propor um padrão de apoio financeiro que cada instituição prestará a estudantes e professores em mobilidade. O Secretário da SINTER, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, esteve representando a UFSC nos eventos.

Mujica

Foto: Presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, Reitor da UFRGS Carlos Alexandre Netto, e demais autoridades na abertura do Seminário da AUGM em Porto Alegre.