UFSC é representada na reunião do comitê PROCOAS da AUGM

16:08:58

grupo_montevideo_large-138x175Entre os dias 15 e 17 de outubro de 2014 aconteceu na Universidade Nacional de Cuyo (Mendoza, Argentina) o Seminário Internacional La economía social y solidaria en tiempos de cambio en América del Sur e a XII Reunião Anual do Comitê Acadêmico Processos Cooperativos e Associativos (PROCOAS) da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

Na ocasião, representou a UFSC o prof. Oscar José Rover, do Departamento de Zootecnica e Desenvolvimento Rural, o qual integra o PROCOAS.

O seminário contou com a participação de importantes atores locais, vinculados à economia social e solidária da Argentina, assim como diversos participantes de vários países da América Latina. Ele foi uma grande oportunidade para a integração e socialização do que se vem produzido sobre o tema em nossa região. Foram abordadas temáticas como o trabalho associado, as tecnologias sociais, o direito cooperativo, a relação entre gênero e economia social, a autogestão, dentre outros temas sistematizados a partir da pesquisa e extensão universitárias.

A X Reunião Anual do Comitê PROCOAS, realizada no dia 17 de outubro, contou com a participação de 19 universidades da AUGM (UFRGS, UFSC, UNESP, UFSCAR, UFPR, UDELAR, UNA, USACH, UPLA, UNS, UNMDP, UNLP, UBA, UNR, UNER, UNL, UNC, UNCUYO, UNNE). Os temas da reunião foram o mestrado em Economia Social, as publicações levadas a cabo pelos participantes do Comitê, em especial seus livros temáticos e a Revista Eletrônica, além dos intercâmbios docentes e da constituição de grupos de trabalho do Comitê, visando ampliar sua atuação e dar conta das diferentes especificidades ali presentes. Nesta reunião o Comitê PROCOAS se reafirmou como espaço de articulação e intercâmbio em torno dos temas do cooperativismo, associativismo e economia social e solidária, no marco da AUGM.