Perguntas frequentes

Antes de entrar em contato com a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), verifique se a solução para sua dúvida sobre o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) está contemplada abaixo:

Onde consigo informações sobre o Programa Ciência sem Fronteiras?

Todas informações podem ser encontradas no site oficial do Programa.

Quando haverá novas chamadas públicas?

Não há um calendário fixo e as universidades não são avisadas com antecedência. É necessário acessar o site oficial do programa com freqüência e ficar atento às publicações.

Quais são os pré-requisitos para participação?

Estar regularmente matriculado; Ter nacionalidade brasileira; Ter a % do currículo concluído no momento do início previsto da viagem de estudos, conforme exigida pela chamada pública; Ter obtido nota ENEM igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009; apresentar perfil de aluno de excelência; Ter se inscrito no processo seletivo interno – É dever do candidato buscar informação junto à sua universidade a respeito da existência deste processo seletivo interno; Apresentar testes de proficiência língua; Não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada no todo ou em parte, pela CAPES ou pelo CNPq.

O meu curso é contemplado pelo Programa?

Seu curso deve estar dentro de uma das seguintes áreas:

a. Engenharias e demais áreas tecnológicas;
b. Ciências Exatas e da Terra;
c. Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
d. Computação e Tecnologias da Informação;
e. Tecnologia Aeroespacial;
f. Fármacos;
g. Produção Agrícola Sustentável;
h. Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
i. Energias Renováveis;
j. Tecnologia Mineral;
k. Biotecnologia;
l. Nanotecnologia e Novos Materiais;
m. Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
n. Biodiversidade e Bioprospecção;
o. Ciências do Mar;
p. Indústria Criativa, com ênfase em produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação;
q. Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e
r. Formação de Tecnólogos, nas áreas e temas listados nos itens anteriores.

Quais são os critérios de desempenho acadêmico para ser um “aluno de excelência”?

Descritos em Edital da SINTER (não há editais abertos no momento):

c) Respeitar os pré-requisitos das Chamadas Públicas em relação às cargas horárias mínimas e máximas de integralização do curso;
d) Ter Índice de Aproveitamento Acumulado (IAA) igual ou superior ao IAA médio do curso, conforme registrado no Sistema Acadêmico de Graduação (CAGR) no momento da inscrição no sistema da UFSC;
e) Ter Índice de Aproveitamento Acumulado (IAA) igual ou superior a 6 (seis), conforme registrado no Sistema Acadêmico de Graduação (CAGR) no momento da inscrição no sistema da UFSC.

Reprovei em disciplinas, inclusive por Frequência Insuficiente (FI). Posso me candidatar?

Pode, desde que respeite os critérios de desempenho acadêmico.

Qual o Índice de Aproveitamento Acadêmico (IAA) necessário para me candidatar?

IAA igual ou superior ao IAA médio do curso e igual ou superior a 6, no momento da inscrição.

Como me candidato às bolsas de graduação do programa CsF?

Fazendo a candidatura nos sistemas do CSF e no sistema da SINTER.

Para me candidatar, basta me inscrever no sistema do CsF?

Não, o candidato deve se inscrever obrigatoriamente nos dois sistemas: CSF e SINTER.

Não fiz a candidatura no sistema da SINTER. Minha candidatura será homologada?

Não, nenhum candidato que não tenha se inscrito no sistema da SINTER terá sua candidatura avaliada.

Posso trocar o país da minha candidatura?

Depende. Durante o período em que as inscrições estão abertas, é possível fazer uma nova candidatura, trocando de Chamada, no site do programa. Para isso, o aluno deverá fazer, também, uma nova candidatura no site da SINTER. As candidaturas anteriores são automaticamente canceladas. Quando estiverem fechadas as inscrições, não será mais possível alterar a candidatura.

É preciso ter ENEM?

Até o momento, o critério do ENEM é indispensável. O candidato deve ter obtido nota no igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados no período de 2009 a 2013. Caso o candidato tenha realizado mais de um exame durante este período será considerado o de maior pontuação, segundo informação prestada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esse é um pré-requisito do programa, as universidades não exigem nem têm acesso aos resultados de ENEM.

É preciso apresentar teste de proficiência de língua estrangeira?

Cada Chamada possui seus requisitos em relação à proficiência em idiomas. O candidato deve conferir na Chamada Pública quais os testes exigidos e aceitos.

Existe um teste de proficiência de inglês gratuito para o CsF?

O governo federal ofereceu, através do programa Inglês sem Fronteiras, o teste TOEFL iTP gratuitamente. O aluno pode se informar no escritório do IsF (no térreo do prédio da reitoria, e no ramal 6222) ou no site do programa.

O TOEFL iTP que fiz gratuitamente na UFSC vale para qualquer Chamada?

Cada chamada possui seus requisitos em relação à proficiência em idiomas. O candidato deve conferir na Chamada Pública quais os testes exigidos e aceitos.

O que são ‘parceiros’ do programa?

O Programa Ciência sem Fronteiras possui acordos e parcerias com diversas instituições de ensino, programas de intercâmbio e institutos de pesquisa ao redor do mundo. São essas instituições no exterior as responsáveis por alocar os bolsistas nas universidades.

Depois de feita a candidatura, como são selecionados os bolsistas?

A primeira fase é de homologação pela UFSC: os candidatos que se inscreveram no sistema da SINTER, e tiverem os pré-requisitos determinados pelo edital, serão homologados nos sistemas da CAPES/CNPq. Em seguida a CAPES e o CNPq serão responsáveis pela avaliação das candidaturas. Caso sejam selecionados nessa segunda etapa, a candidatura passa para o parceiro no exterior, que alocará os candidatos.

O estudante selecionado escolhe em qual universidade estrangeira estudará?

Depende da Chamada. De modo geral, os candidatos não determinam para qual universidade vão. Os candidatos poderão escolher algumas universidades de preferência, mas cabe ao parceiro no exterior alocá-los, conforme decisões da CAPES e do CNPq.

Quais são as universidades em que poderei estudar?

Os candidatos poderão encontrar nos sites dos parceiros no exterior a lista de universidades a eles conveniadas.

A universidade de destino deve ter convênio com a UFSC?

Não, os candidatos poderão ser alocados em qualquer universidade conveniada aos parceiros no exterior.

O parceiro/a universidade para a qual me candidatei exige um Histórico Escolar Juramentado/Certificado em inglês/alemão/etc. Como obtenho um?

Como a UFSC não emite documentos em língua estrangeira, e não dispõe de um serviço de tradução, os estudantes devem buscar um tradutor público (juramentado). A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC) oferece tradutores de todas as línguas solicitadas pelo programa. Algumas Coordenações de Curso gentilmente disponibilizam sua própria tradução do currículo aos alunos que a solicitam, outras aceitam assinar documentos traduzidos pelos próprios estudantes. Isso não é uma obrigação deles, mas uma gentileza. Verifique se sua Coordenação oferece essa ajuda extra.

Qual é o valor da bolsa? É suficiente para me manter?

O valor da bolsa depende de cada país e cidade de destino. Os candidatos podem conferir o valor da bolsa nas chamadas públicas. A bolsa cobre passagem aérea, seguros, hospedagem,  mensalidade e material didático. Demais custos são de responsabilidade do bolsista.

Fui contemplado. Devo fazer algo na SINTER?

As orientações para os candidatos contemplados estão disponíveis no site da SINTER.

Fui contemplado. Tenho uma bolsa na UFSC. Quando devo cancelá-la?

Os estudantes não podem acumular duas bolsas no mesmo mês. Assim, as bolsas vigentes devem ser canceladas no mês anterior ao início da bolsa do CSF.

Como manter o vínculo do bolsista com a UFSC durante o intercâmbio?

Os estudantes devem se matricular nas disciplinas Programa de Intercâmbio a cada semestre (CAGR).

Devo trancar minha matrícula durante o intercâmbio?

Não. Os estudantes devem se matricular em Programa de Intercâmbio a cada semestre.

Meu curso não oferece a disciplina Programa de Intercâmbio. O que devo fazer?

Todos os cursos receberam um memorando requisitando a criação das disciplinas de intercâmbio (I,II e III) em março de 2013. Os alunos devem se dirigir às coordenações para verificar a situação.

É possível fazer o estágio obrigatório no exterior através do CsF?

Sim, é possível, mas fica a critério de cada coordenação de curso permiti-lo.

Posso fazer um estágio remunerado enquanto estiver no exterior?

Não, o aluno não poderá receber nenhuma renda durante a vigência da bolsa.

Posso me candidatar ao programa enquanto aluno da UFSC e mudar de universidade no meio do processo?

Para as novas Chamadas, que serão divulgadas em breve,o fato do candidato mudar de curso ou de IES após o período de homologação, a candidatura será indeferida. Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Posso estender minha estadia no exterior?

O bolsista poderá pedir extensão caso 1) Comprove que conseguiu um estágio ou um projeto de pesquisa; 2) tenha a anuência da coordenação do seu curso por meio de declaração. Cabe à instituição concedente aprovar a extensão.

Para anuência de extensão de bolsa:

1. Enviar um comprovante/declaração das atividades que irá desenvolver (ex: declaração da universidade e/ou empresa de que realizará estágio).

2. O aluno escreve uma solicitação endereçada ao/a seu/sua coordenador/a de curso, explicando o que deseja e justificando (com datas). O aluno assina e envia ao/a seu/sua coordenador/a. Pode ser por e-mail, digitalizado. O/a coordenador/a imprime, escreve “de acordo” e assina/carimba, à mão mesmo. Ou ele/a ou o aluno manda este documento para nós (e-mail). Redigimos uma Carta de Anuência e mandamos para o aluno assinada e carimbada (e-mail).

Posso retornar antecipadamente?

O bolsista poderá retornar antecipadamente caso: 1) as atividades acadêmicas no exterior já tenham sido concluídas ou por problemas de saúde e 2) tenha a anuência da coordenação do seu curso por meio de declaração. Cabe à instituição concedente aprovar o retorno antecipado.

Para anuência de retorno antecipado é necessário:

1. Enviar um comprovante/declaração de que não atrapalha as atividades na universidade anfitriã. O aluno não pode perder o semestre que está cursando no exterior.

2. O aluno escreve uma solicitação endereçada ao/a seu/sua coordenador/a de curso, explicando o que deseja e justificando (com datas). O aluno assina e envia ao/a seu/sua coordenador/a. Pode ser por e-mail, digitalizado. O/a coordenador/a imprime escreve “de acordo” e assina/carimba, à mão mesmo. Ou ele/a ou o aluno manda este documento para nós (e-mail). Redigimos uma Carta de Anuência e mandamos para o aluno assinada e carimbada (e-mail).

Obs: Em caso de retorno por problemas de saúde, anexar laudos médicos e/ou atestado.

O que é Contrato de Estudos e como faço um?

O Learning Agreement, ou Contrato de Estudos, é um documento no qual estarão listadas as disciplinas que o estudante pretende realizar na instituição estrangeira e que o seu(sua) Coordenador(a) de Curso aprovou. Além disso, nele há espaços que a própria instituição estrangeira deverá preencher, comprovando que liberaram o aluno para cursar tais disciplinas. Esse documento comprova as disciplinas a serem cursadas e será necessário como um comprovante de que a coordenação do curso aprova as disciplinas cursadas no exterior para validação.

Caso seja necessária a assinatura da Coordenação do Ciência sem Fronteiras – UFSC, essa deverá ser recolhida apenas após a assinatura da coordenação do curso.

No site da SINTER há disponível um modelo de Contrato de Estudos. Contudo, é possível que a universidade de destino exija o preenchimento de um modelo próprio. Ambos serão válidos para processos de validação na UFSC, desde que devidamente assinados e carimbados.

Como solicito validação das disciplinas cursadas no exterior?

Abre-se um Processo de Validação no DAE, anexando Plano de Estudos, assinado pelo Coordenador de Curso (lista com disciplinas feita antes de começar a cursar); Ementas das disciplinas cursadas fora e Certificado de notas obtidas.

A coordenação do curso é que avalia e julga se uma disciplina será ou não validada. Então, sugerimos conversar com a coordenação sobre a validação antes de abrir um processo no DAE.

Em alguns formulários, pede-se a assinatura (ou a recomendação/avaliação) de um Academic Advisor ou Departamental Coordinator. Quem é esta pessoa na UFSC?

O Academic Advisor ou Departamental Coordinator é o(a) Coordenador(a) de curso, que responde pelos aspectos acadêmicos do intercâmbio.

Em alguns formulários, pedem-se os dados (ou a assinatura) de um Institutional Advisor ou Science without Borders Coordinator. Quem é esta pessoa na UFSC?

O Institutional Advisor/Coordinator ou Science without Borders Coordinator ou Brazilian Scientific Mobility Program (BSMP) Coordinator é o(a) Coordenador(a) do Ciência sem Fronteiras na UFSC, que responde pelos aspectos institucionais do intercâmbio. A assinatura poderá ser recolhida na SINTER.

O que acontece se eu não gostar e quiser voltar, mas não por problemas de saúde?

O bolsista desistente que não apresente justificativa de força maior precisará devolver à agência fomentadora todo o investimento feito na sua mobilidade.

Se eu tiver problemas de adaptação, ou me sentir deprimido, o que eu faço?

Praticamente todas as universidades participantes contam com serviço de atendimento psicológico, aconselhamento ou apoio aos estudantes. Além disso, os bolsistas recebem um seguro saúde para poderem consultar médicos de diversas especialidades. Dessa forma, o bolsista deve procurar ajuda o mais rapidamente possível, começando pela universidade anfitriã.

Como vai ser quando eu chegar lá, alguém vai me buscar no aeroporto?

Somente haverá alguém para buscá-lo no aeroporto se você agendar previamente com alguém. Algumas universidades oferecem este tipo de serviço, outras podem indicar alguma empresa de receptivo. O mais comum é que os estudantes peguem um taxi no aeroporto, sendo então imprescindível ter o endereço correto da residência ou hospedagem previamente combinada.

É preciso prestar contas do desempenho acadêmico?

Sim, os estudantes preenchem relatórios parciais e finais das atividades, para a CAPES ou CNPq, anexando comprovantes de desempenho. É preciso justificar possíveis problemas de desempenho.

E se eu tiver um desempenho muito fraco e reprovar nas disciplinas?

É preciso justificar possíveis problemas de desempenho. Porém, o mais importante é agir antes que eles ocorram. As universidades dispõem de serviços de apoio e monitoria. Assim que o estudante sentir alguma dificuldade de aprendizagem, é importante procurar ajuda.

Mais informações: csf@contato.ufsc.br