Erasmus

Erasmus é um programa de mobilidade criado e financiado pela União Europeia. As atividades do programa têm como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus e ao mesmo tempo reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo.

O programa Erasmus é reformulado e renomeado periodicamente. A versão anterior chamava-se Erasmus Mundus e a atual chama-se Erasmus +.

Na UFSC, a Secretaria de Relações Internacionais coordenou diretamente alguns projetos Erasmus Mundus (EBW, START UP, ISAC, Erasmus Lindo) e prestou auxílio aos coordenadores da UFSC (ELARCH, Be Mundus, Fellow Mundus).

Agora, com a modalidade Erasmus+, as propostas para adesão a um novo Programa partem de instituições europeias que desejem ter a UFSC como parceira. Essas propostas são analisadas e caso seja vantajoso para a instituição, a proposta é assinada. A aprovação final das propostas cabe à UE. Caso aprovada pela UE, é assinado o Acordo Interinstutucional, tendo um professor da área como coordenador na UFSC, e são abertos Editais de convocação para as mobilidades.

Os projetos Erasmus+ oferecem bolsa de mobilidade e auxílio deslocamento para estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e técnico-administrativos.

Estes são alguns dos projetos Erasmus que Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou ou ainda participa:

Projeto Coordenador na UFSC Contato
Be Mundus Prof. Paulo Emílio Lovato bemundus@contato.ufsc.br
Fellow Mundus Profa. Márcia Grisotti fellowmundus@contato.ufsc.br
Elarch Prof. Luis Gómez elarch@contato.ufsc.br
Erasmus + UFSC – Bremen  Prof. Aloísio Nelmo Klein a.n.klein@ufsc.br