Campus Curitibanos

Ufsc-predioO campus Curitibanos está localizado a 302km a oeste de Florianópolis.

O Campus Curitibanos foi instalado na mesorregião da Serra Catarinense em 2009 e sua criação foi viabilizada pelo Projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O campus ocupa uma área de 24 hectares e, a fim de fortalecer as atividades de ensino, extensão e pesquisa, conta, ainda, com duas fazendas experimentais – uma com 24 ha (Agropecuária) e outra com 31 ha (Florestal).

A mesorregião da Serra Catarinense abriga os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária da UFSC, voltados ao desenvolvimento socioeconômico local. Alguns projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade em Curitibanos contemplam ações ambientais, conservação da natureza, manejo florestal, agropecuárias, fruticultura, educação de saúde pública e guarda responsável de animais.

Graduação
Agronomia
Engenharia Florestal
Medicina Veterinária

Perfil dos egressos

Agronomia O engenheiro agrônomo egresso do Campus Curitibanos trabalha com princípios profissionais de caráter solidário, humanista e ético. O curso oferece uma formação ampla e diversificada dentro da grande área das Ciências Agrárias, visando proporcionar melhores condições para as práticas agrícolas e para a otimização da produção. O curso também engloba áreas mais aplicadas, como genética e melhoramento vegetal e animal, biotecnologia, fitotecnia, fitossanidade, solos, engenharia agrícola, agroecologia, produção, gestão e comercialização de produtos agropecuários desenvolvimento rural, entre outros.  Desta forma, o egresso do curso de de Agronomia pode atuar em diversas áreas. Integrado a esse contexto, o curso tem papel fundamental na região do Planalto Catarinense, contribuindo para o desenvolvimento regional, haja vista que está é uma região essencialmente agropecuária, com estaque nos níveis estadual e nacional na produção agrícola.
Engenharia Florestal O engenheiro florestal egresso da UFSC é um profissional com sólida formação em ciências florestais, biológicas, exatas e humanas. Através da interação entre disciplinas teóricas, práticas, aulas laboratoriais, atividades de campo e visitas técnicas, o profissional está apto ao gerenciamento dos recursos florestais de forma sustentável, visando atender as diversas demandas de sociedade globalizada, notadamente nos âmbitos do manejo florestal, da conversação da natureza e da tecnologia de produtos florestais. Destaca-e a excelente localização do Campus Curitibanos, região de forte histórico e vocação, fomentando a formação acadêmica-cientifica nos aspectos socioeconômicos e ambientais da atividade florestal  em órgãos e instituições públicas, instituições de pesquisa, empresas da iniciativa privada e consultorias. A crescente demanda mundial por produtos de origem florestal e a conversação de floretas refletem na importância do engenheiro florestal, que além da formação técnica, é um profissional flexível, capaz de contribuir para a inovação e trabalhar em largo aspecto de competências em variados campos de conhecimento.
Medicina Veterinária Os alunos formados em Curso e Medicina Veterinária da UFSC são profissionais com perfil generalista, crítico e reflexivo, aptos a compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidades. Atuam nos campos da saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva; saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, zootecnia; produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente. A formação do médico veterinário lhe proporciona conhecimento dos fatos sociais , culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial. Além disso, o egresso desenvolve sua capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para a identificação e resolução de problemas.

Saiba mais:

Acesse a página do Campus Curitibanos.