Procedimentos de inscrição – Somente para Estudantes de Graduação

Para a instituição de ensino

1 Acessar o Sistema de Inscrições com usuário e senha previamente fornecidos, e nomear os estudantes que desejam frequentar a UFSC no próximo semestre.
- Em caso de perda ou esquecimento dos dados, utilizar a função “esqueci minha senha” .
- Em caso de alteração do responsável pelas nomeações ou mudança de e-mail, informar a SINTER:  incoming.sinter@contato.ufsc.br.
- Observar se o endereço de e-mail do estudante está correto. Não nos responsabilizamos por  estudantes que não tenham recebido o e-mail de nomeação.
- Nomeações por e-mail ou correio não serão consideradas.
- Não é necessário o envio de documentos pelo correio.
2  Aprovar a candidatura do estudante por meio do Sistema de Inscrições após recebimento de e-mail automático, até o prazo indicado. - Candidaturas de estudantes não confirmadas pelas instituições de ensino serão automaticamente canceladas ao final do prazo de confirmação, sem prévio aviso.

 Para o estudante

1 Verificar a existência de convênio entre a sua instituição e a UFSC nesta página.
2 Acessar o Sistema de Inscrições após o recebimento do e-mail que informará o link de acesso, usuário e senha.
- Se não recebeu e-mail de nomeação, certifique-se com sua instituição de que seu endereço de e-mail está correto.  Então, solicite nova nomeação.- OBS.: informamos que o intercâmbio para o Curso de Medicina da UFSC funciona de forma independente. Dessa forma, estudantes interessados em cursar/estagiar no curso de Medicina devem entrar em contato diretamente com a Coordenação do Curso, pelo email estagios.medicina@contato.ufsc.br. Para mais informações acesse aqui:  http://www.medicina.ufsc.br/?page_id=987
3 Preencher todos os dados do formulário de inscrição.
4  Escrever a carta de motivação em língua portuguesa (serão desconsideradas inscrições com cartas escritas em outro idioma).
5  Escolher as disciplinas para o Contrato de Estudos.
6  Imprimir o contrato de estudos, coletar as assinaturas dos responsáveis pelo intercâmbio e fazer o upload do contrato no Sistema de Inscrições.
7  Fazer o upload dos documentos solicitados.
8 Após o preenchimento do formulário e upload dos documentos, salvar a aplicação e pressionar a tecla ENVIAR, caso contrário sua candidatura não será visualizada pela equipe da SINTER.
9 De posse da Carta de Aceite, o estudante deverá solicitar no Consulado/Embaixada do Brasil de seu país de origem, o Visto de estudante (Visto Temporário IV, vinculado à UFSC, imprescindível para a realização da matrícula).

novo Informamos que a partir de agora, os estudantes podem realizar intercâmbio em todos os campi da UFSC. Basta seguir os mesmos procedimentos de inscrição, no momento da escolha do curso o estudante deve escolher em qual o campus gostaria de estudar. Alertamos que os cursos oferecidos em um campus não são os mesmos ofertados em outro. Veja aqui algumas informações sobre nossos campi.

Importante

- A nomeação do estudante não tem como objetivo selecionar os candidatos. A admissão ao programa de intercâmbio somente será efetivada após o aceite da candidatura pelos Chefes de Departamento.  O estudante poderá acompanhar o status da sua candidatura através do Sistema de Inscrições.

- Se aceito, o estudante terá acesso online à Carta de Aceite, que estará disponível para downloadA Carta de Aceite original será enviada pelo correio para o endereço da instituição de origem O prazo previsto para chegada ao destino é de 3 a 4 semanas.

- Recomendamos que o estudante não reserve vôo ou faça outros planos de viagem antes do recebimento da Carta de Aceite.