Orientações para alunos PEC-G

Veja, a seguir, algumas informações importantes aos alunos-convênio PEC-G para sua estadia na UFSC e na cidade. Além disso, leia atentamente o Decreto nº 7.948, de 12/03/2013 que dispõe sobre o PEC-G.

• Calendário acadêmico previsto (sujeito a alterações):
  • 1º Semestre 2016: Início: 14 de março de 2016
  • 2º Semestre 2016: Início: 8 de agosto de 2016
  • Matrícula 1º semestre: 14 a 18 de março de 2016
  • Matrícula 2º semestre: 8 a 12 de agosto de 2016
  • Local da Matrícula:

No Campus Florianópolis, é no Departamento de Administração Escolar (DAE): Reitoria II, Sala 102, Avenida Desembargador Vitor Lima, N.º 222 – Trindade.

Em Joinville, é sala da coordenadoria acadêmica: Bloco E, sala 101e, na Rua Dr. João Colin, 2700 – Bairro Santo Antônio

Obs.: A data de matrícula, se necessário, poderá ser flexibilizada.

• Documentos para Matrícula:
  • Os documentos recebidos na Embaixada do Brasil no país de origem: Carta de Apresentação, Termo de Compromisso para Matrícula e Termo de Responsabilidade Financeira.
  • Originais do Histórico Escolar e Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.
  • Original e cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou de Casamento.
  • Passaporte com o visto de estudante (VITEM-IV).
  • Certificado de aprovação no CELPE-Bras, quando for o caso.
  • Polícia Federal:

O aluno estrangeiro deverá comparecer à Polícia Federal no prazo máximo de 30 dias após sua chegada ao Brasil, para regularizar sua situação como estudante e adquirir seu RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) e CIE (Cédula de Identidade de Estrangeiro).

Documentos necessários:

1. Documento de viagem válido e original e cópia das páginas usadas no passaporte autenticadas .
  2. Cópia da tarjeta de entrada/saída (o carimbo de entrada no passaporte vai suprir este item)
  3. 02 fotos coloridas 3×4 – fundo branco
  4. Pagamento das Guias de Recolhimento da União (GRU) (*) emitidas via internet ou pessoalmente na unidade da Polícia Federal em Florianópolis.
  5. Formulário de Pedido de Visto (entregue na embaixada e/ou consulado brasileiro)

(*) Procedimentos para emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU), Taxas pagas à Delegacia da Polícia Federal:

• Entrar no site da Polícia Federal: www.dpf.gov.br
  • GRU- (emissão da guia para pessoas e entidades estrangeiras)
  • Preencher os dados solicitados
  • Observação:
  • O endereço é o seu endereço de Florianópolis
  • A Unidade Arrecadadora é: SC – Superintendência Regional Santa Catarina
  • Código da Receita: 140082 – R$ 106,45– Registro de Estrangeiro (se você é estudante originário de país de língua portuguesa: não é necessário o pagamento desta taxa).
  • 140120 – R$ 204,77– Carteira de Estrangeiro primeira via.

Em Florianópolis, a Superintendência Regional Santa Catarina fica na Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4744, Agronômica, Florianópolis/SC CEP 88.025-255, Fone/Fax:(48) 3281-6500.

Em Joinville, a Delegacia da Polícia Federal fica na Rua José Elias Giuliari, 72 – Boa Vista, Joinville/SC – CEP 89205-310, Fone/Fax:(47) 3431-6800.

Para prorrogar o Visto, anualmente, fazer o mesmo procedimento até 30 dias antes da data de vencimento do Visto, substituindo os códigos acima por 140090 – R$ 110,44.

Cuidado! Tenha sempre seu visto e RNE em dia, evitando multas da Polícia Federal e desligamento da UFSC.

• Apoio Pedagógico

Para os estudantes que têm dificuldades em matérias básicas e precisam de “aulas de reforço”, a Pró-reitora de Graduação da UFSC disponibiliza o apoio pedagógico. Para mais informações, acesse o site.

Atenção! Busque apoio pedagógico assim que perceber que o necessita, não espere ter dificuldades.

• Desligamento / permanência (parágrafos III e IV do Art.12 do Decreto nº 7.948).

Dentre outras exigências, o estudante será desligado da UFSC caso apresentar:

• Frequência insuficiente (FI) em qualquer matéria.
  • Reprovação por três vezes na mesma disciplina.
  • Reprovação em mais de duas disciplinas, ou número de créditos equivalente, no mesmo semestre, a partir do 2º ano ou do 3º semestre do curso.

Cuidado! Nunca reprove por faltas. Mesmo que suas notas não estejam boas, é melhor reprovar por nota do que por frequência.

Acesse aqui as informações sobre facilidades aos estudantes.

Para saber mais sobre transferências, clique aqui.

Para mais informações sobre auxílio financeiro, acesse a página.