Reunião define eventos da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) para 2013

Nos dias 4 e 5 de março, foi realizada a reunião de delegados assessores da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), na Universidad Nacional de Cuyo, em Mendonza, Argentina. Participaram representantes de quase 30 universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A UFSC foi representada pelo secretário de Relações Internacionais (Sinter), Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho.

Um dos assuntos foi a definição das primeiras diretrizes sobre as Jornadas de Jovens Investigadores da AUGM – 2013, que será realizada entre 15 e 17 de outubro, na Universidad Nacional del Nordeste, na Província de Corrientes, Argentina. O tema será “Ciência para el Desarrollo de los Pueblos”. Será disponibilizado alojamento na residência estudantil para 150 pessoas por 50 pesos, apartamentos por 120 pesos e almoço por entre 15 e 20 pesos.  A UFSC disponibilizará ônibus, auxílio alimentação e estada para até 40 alunos da instituição que tiverem os seus trabalhos aceitos nas Jornadas. A submissão dos trabalhos, que poderão ser de quaisquer áreas do conhecimento, deverá ocorrer até meados de abril. As inscrições serão divulgadas nas páginas da SINTER e da AUGM.

Escala Docente – Também foi definida na reunião a quantidade de vagas para o Programa Escala Docente em 2013. O número de vagas é recíproco, ou seja, refere-se à quantidade de docentes que a UFSC poderá encaminhar e receber. Os professores contemplados receberão passagens da Universidade de origem, estada e alimentação da Universidade de destino durante a estada, que poderá perdurar por até 10 dias. Confira os números no quadro:

Universidade

Univ. Santiago

Santiago

Chile

Outro tema da reunião foi o Primeiro Congresso de Extensão Universitária da AUGM, que será realizado na primeira semana de novembro, na Universidad de La Republica, em Montevidéu, Uruguai.  O evento também serviu para intensificar o debate sobre a co-tutela e dupla diplomação no âmbito das universidades que compõem a AUGM.

• Mais informações: (48) 3721-8220 | sinter@contato.ufsc.br