Japão oferece bolsas de estudo para graduação e pós-graduação

Palestra sobre oportunidades de bolsas de estudo oferecidas anualmente pelo governo japonês a estudantes. Foto: Henrique Almeida/Agecom

Nesta quarta-feira, 24 de abril, a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) realizou uma palestra com Cláudio Ushiwata, do Consulado do Japão em Curitiba, sobre as oportunidades de bolsas de estudo oferecidas anualmente pelo governo japonês a estudantes de graduação e pós-graduação. Ao todo, são seis categorias de bolsa em diversas áreas de conhecimento. Para participar, basta ter nacionalidade brasileira e conhecimento prévio de inglês ou japonês. Informações na Página do Consulado do Japão em Curitiba.

As bolsas são oferecidas pelo Ministério de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão, e também contam com outros benefícios, como o financiamento da passagem de ida e volta, auxílio desembarque e isenção de taxas escolares. A modalidade mais escolhida pelos estudantes é a bolsa de pesquisa (pós-graduação), com duração de dois anos, mas o período pode ser estendido caso o aluno se classifique para cursar mestrado ou doutorado. A bolsa é destinada aos estudantes com formação superior completa ou que irão se formar no ano da inscrição, e que ainda não completaram 35 anos. No Japão, os aprovados também têm direito a cursos de língua japonesa durante seis meses. As inscrições para as bolsas de pesquisa acontecem em maio.

Para graduação, são três tipos de bolsa: profissionalizante (dois anos de curso), escola técnica (três anos), e graduação (quatro anos). As três modalidades são voltadas para jovens entre 17 e 22 anos, formados no ensino médio ou em fase de conclusão. Todas as inscrições começam em junho.

Os professores de ensino fundamental com menos de 35 anos de idade e que tenham mais de cinco anos de experiência no ensino também podem se inscrever para a bolsa de treinamento. No Japão, depois de seis meses de estudo da língua, os aprovados participam de um programa de orientação educacional das universidades. As inscrições para este ano já estão encerradas.

Outra modalidade de bolsa de estudos passou a ser oferecida para estudantes de cursos de Letras Japonês, ou para os estudantes que tenham aulas de cultura e língua japonesa como disciplina no ensino superior. A bolsa é destinada aos jovens entre 18 e 30 anos que não estejam nem no primeiro nem no último ano de graduação. As inscrições para esta modalidade já foram encerradas em 2013.

Mais informações:

Consulado Geral do Japão em Curitiba
www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/bolsa1.html
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Beatriz Nedel Mendes de Aguiar/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC