Universidade do Canadá apresenta oportunidades de intercâmbio

Sylvain St-Amand e Anne Rochete apresentaram a estrutura da UQAM e as possibilidades de intercâmbio. Foto: Wagner Behr/Agecom

Nessa quinta-feira, dia 25, a Université du Québec à Montréal (UQAM), do Canadá, realizou uma palestra na qual apresentou aos estudantes da UFSC as oportunidades de intercâmbio entre a Universidade e a instituição canadense. O encontro, promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da UFSC, aconteceu no auditório Teixeirão, no Centro Tecnológico, às 10h, e os palestrantes da UQAM foram o diretor de Relações Internacionais, Sylvain St-Amand, a docente e diretora do Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Brasil (CERB), Anne Latendresse, e a decana Anne Rochete.

A UQAM possui parceria com a UFSC desde janeiro de 2012 e faz parte da rede da Universidade do Québec (UQ). O intercâmbio para a UQAM, sede da UQ em Montreal, pode ser realizado através do acordo bilateral com a UFSC ou pelo Programa Ciências sem Fronteiras. Além disso, na palestra foi divulgado o lançamento de três novas bolsas de doutorado na UQAM para estudantes da UFSC, com duração de quatro anos, e a divulgação dos convênios já existentes.

Folder: Centro de Estudos e Pesquisas sobre o BraA maior ligação entre a UQAM e o Brasil é o CERB, que desde 2001 desenvolve estudos, pesquisas e apresentações sobre o Brasil. A diretora do CERB, Anne Latendresse, contou que o grupo surgiu com um professor de literatura da UQAM que tinha curiosidade pelo país e possuía contato com alguns professores brasileiros. Com o tempo, o número de interessados foi aumentando e, junto com ele, o número de pesquisas. O estudo deixou de ser exclusivamente sobre literatura e, atualmente, as linhas de pesquisa do CERB englobam também política, cultura, territorialização, economia e outras características do Brasil.

A rede da UQ possui dez instituições que estão distribuídas em sete cidades do Québec. De um total de 92 mil alunos, mais de 40 mil são estudantes da UQAM, onde são oferecidos 160 cursos de graduação e outros 155 de pós-graduação, nas áreas de educação, comunicações, ciências, ciência política e direito, artes, ciências sociais e humanas e ciências da administração. Além do Brasil, a instituição possui convênios com 70 países.

Confira a apresentação sobre a UQAM aqui.

Mais informações: (48) 3721-8739.

Fernanda Struecker/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.