Concurso para diplomata no Instituto Rio Branco terá 30 vagas

O Ministério das Relações Exteriores divulgou normas do concurso de admissão à carreira de diplomata de 2013, que neste ano oferecerá 30 vagas para ingresso no Instituto Rio Branco. O concurso terá quatro fases, entre elas provas de idiomas e português.
As regras estão na Portaria n.º 329, publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (11). O salário de diplomata é de R$ 13 mil. O cargo exige nível superior em qualquer área.

O concurso terá quatro fases. A primeira fase terá prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, constituída de questões de português, de história do Brasil, de história mundial, de geografia, de política internacional, de inglês, de noções de economia e de noções de direito e direito internacional público. Será estabelecida reserva de 10% das vagas na primeira fase para os candidatos afrodescendentes.
A segunda fase constará de prova discursiva eliminatória e classificatória de português. Será estabelecida nota mínima para a prova de português. No último edital, a prova escrita de português teve uma redação sobre tema geral, com a extensão de 600 a 650 palavras, e dois exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos, com a extensão de 120 a 150 palavras cada um.
A terceira fase constará de provas discursivas de história do Brasil, de geografia, de política internacional, de inglês, de noções de economia e de noções de direito e direito internacional público. As seis provas da terceira fase terão peso equivalente. Será estabelecida nota mínima para o conjunto das provas da terceira fase. Cada prova tem duração de 4 horas e é realizada em seis dias diferentes.
A quarta fase constará de provas escritas de espanhol e de francês, de caráter exclusivamente classificatório. Cada uma das provas da quarta fase terá peso equivalente à metade do peso de cada uma das provas da terceira fase.
De acordo com o último edital, todos os candidatos aprovados na segunda fase deverão fazer as provas da quarta fase. Apenas os candidatos aprovados na terceira fase terão corrigidas as provas da quarta fase. A nota final no concurso será igual à soma das notas obtidas nas provas da primeira, segunda, da terceira e da quarta fases. A classificação final no concurso, que determinará a ordem de ingresso dos aprovados na classe inicial da carreira de diplomata, corresponderá à ordem decrescente das notas finais no concurso.
O edital completo será publicado em breve pelo diretor-geral do Instituto Rio Branco.
O concurso para o cargo de diplomata em 2012 também ofereceu 30 vagas e recebeu 6.423 inscrições, com 214,10 candidatos por vaga. A organizadora do concurso sempre tem sido o Cespe/UnB.
 Bolsa para afrodescendentes
Uma parceria entre o Instituto Rio Branco e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) viabilizou o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia.
O benefício é voltado para candidatos negros, que tenham concluído ou estejam no último ano do curso superior. Os selecionados recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 25 mil, pago em parcelas de março a dezembro, que deverão ser investidos na compra de material didático e pagamento de cursos preparatórios para o concurso de admissão à carreira de diplomata, realizado anualmente.
O Instituto Rio Branco foi fundado em 1946 e é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Fonte: G1.