Orientações e normas para a candidatura dos alunos da UFSC às bolsas do Programa Erasmus Mundus LINDO (Segunda Chamada)

O Programa Erasmus Mundus LINDO (Latin America International Network for the Development of Opportunities) tem como foco principal a solidariedade internacional e o compromisso social. Portanto, espera-se que os futuros bolsistas estejam imbuídos deste espírito e que sejam “embaixadores” de seus países na promoção da amizade entre os povos.

Todo o procedimento de candidatura deve ser realizado no site do programa entre 1º de setembro e 30 de novembro de 2013.

Confira o cartaz ao lado com os tipos de bolsa, as universidades participantes e as áreas disponíveis clicando aqui.

O candidato deve verificar (no site do programa):

• a qual grupo pertence (leia as definições dos Targets Groups);
  • os critérios de elegibilidade na categoria escolhida;
  • a documentação exigida;
  • o idioma exigido para a sua candidatura;
  • o idioma exigido pela instituição de destino;

O estudante poderá escolher no máximo três opções de destino. Porém, em diferentes universidades e países.

Após submeter a sua candidatura, em caso de erros, o candidato não conseguirá mais alterar os dados enviados, somente criando um novo usuário. Será considerada a última inscrição do candidato.

Normas específicas da UFSC:

Alunos da UFSC poderão concorrer às categorias:

• Mestrado Sanduíche
  • Doutorado Sanduíche
  • Pós- Doutorado

Além dessas categorias, alunos da UFSC cotistas auto-declarados negros ou alunos indígenas poderão concorrer às bolsas da categoria graduação pelo Target Group 3, desde que tenham completado pelo menos dois semestres letivos do seu curso de graduação na UFSC (entrar em contato através do e-mail munduslindo@contato.ufsc.br para receber orientações sobre que documentação apresentar).

• Todo candidato deve ter nacionalidade brasileira.
  • Os candidatos às categorias Mestrado Sanduíche, Doutorado Sanduíche ou Graduação deverão estar regularmente matriculados na UFSC.
  • Os candidatos à categoria Pós-Doutorado devem ter concluído o seu Doutorado na UFSC entre 1/1/2012 e 31/10/2013. Tal conclusão deve ser comprovada pelo Diploma de Doutor ou por uma declaração emitida pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação atestando que todos os requisitos para a obtenção do título de Doutor foram concluídos no período acima estipulado.

No item do formulário “Identification of the entity/person supporting your application at your home institution” usar:

• Name of the responsible person: André de Àvila Ramos
  • Position of the responsible person: Secretário Adjunto da SINTER – Secretaria de Relações Internacionais
  • Email of the responsible person: munduslindo@contato.ufsc.br

Todos os requisitos deverão estar cumpridos no momento da inscrição.

Contato na SINTER: munduslindo@contato.ufsc.br

Novo: Newsletter Mundus Lindo