Ex-alunas do Programa PEC-G na UFSC destacam-se por excelente desempenho escolar

A paraguaia Celeste Heisecke Cabrera e a peruana Karla Elizabeth Castillo Flores, ex-alunas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio do  Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), foram destaque durante a graduação devido ao excelente desempenho escolar que obtiveram.

Celeste Heisecke Cabrera

Celeste acaba de formar-se em Ciências Biológicas. Seus Índices de Aproveitamento Acumulados (IAAs) semestrais variaram de 9.17 a 10 durante todo o curso, sendo que, no último semestre, seu IAA foi 9.36. Para completar, ela acaba de ser aprovada em 1º lugar para cursar mestrado no Programa de Pós Graduação para Biologia de Fungos, Algas e Plantas. Segundo a estudante, no início da graduação tudo foi um pouco difícil, devido ao choque cultural que enfrentou. Em seguida, ela passou a conviver com diversos amigos que conheceu aqui, o que facilitou o aprendizado da língua portuguesa, e a fazer parte de um grupo de estudos.  Ela conta de identificou-se completamente com o curso de Ciências Biológicas e que não pensaria em estudar algo diferente.

Karla Elizabeth Castillo Flores

Karla graduou-se em Psicologia em 2012.2. Seus Índices de Aproveitamento Acumulados (IAAs) semestrais variaram de 8.97 a 9.50, com crescimento gradual ao longo do curso. Atualmente ela está cursando Residência Multiprofissional em Saúde no Hospital Universitário (HU) e faz planos para cursar Mestrado Profissional na mesma área. De acordo com a estudante, ler muito e fazer perguntas a amigos brasileiros a ajudou a enfrentar as dificuldades quando chegou ao Brasil. A estudante conta que, a partir do momento em que passou a receber a Bolsa Mérito, oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores, pôde dedicar-se mais aos estudos e fazer estágios inclusive voluntários. Ela acredita que com força de vontade e amigos tudo fica mais fácil, e considera a sua vinda ao Brasil uma grande experiência de vida.

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

Atualmente, há 87 estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Até o momento, formaram-se 254 profissionais por meio desse Programa.

O PEC-G oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas – federais e estaduais – e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa, no caso dos alunos de nações fora da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

Fernanda Leal – sinter@contato.ufsc.br