UFSC participa da seleção dos candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) para 2014

Na semana de 23 a 27 de setembro, foi realizada, em Brasília, a seleção dos candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), para mais de cem universidades brasileiras.

O PEC-G, do qual a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) faz parte, é administrado conjuntamente pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) e pelo Departamento Cultural do Ministério de Relações Exteriores (DC/MEC). O Programa destina-se à formação e qualificação de estudantes estrangeiros, preferencialmente de países em desenvolvimento, por meio de vagas gratuitas em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Indicado pelo Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (FAUBAI), o Secretário de Relações Internacionais da UFSC, Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, compôs a banca de seleção das mais de 850 candidaturas de 55 países participantes.

Aproximadamente 600 alunos foram selecionados, sendo 38 para a UFSC, que foi a universidade brasileira que teve maior número de alunos PEC-G selecionados para 2014.

Em 2014.1 virão 29 alunos PEC-G para a UFSC, e outros nove em 2014.2, sendo 33 para o Campus Florianópolis e cinco para Araranguá. O Centro Tecnológico (CTC) é a unidade acadêmica que receberá maior número de alunos, quinze. Estas unidades também receberão participantes do Programa: Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro Socioeconômico (CSE), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Centro de Desportos (CDS) e Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Apesar da dificuldade de alguns alunos desse Programa no acompanhamento dos cursos, às vezes por deficiências de base, o PEC-G é um Programa altamente vitorioso. Nacionalmente, 70% dos alunos PEC-G concluem seus cursos e recebem seus diplomas em seus países de origem, enquanto 60% dos alunos brasileiros das universidades federais concluem seus cursos.

A SINTER  e a UFSC apoiam o Programa PEC-G, cujo escopo está dentro da visão da atual gestão de internacionalização como um instrumento de solidariedade e crescimento dos povos.

O PEC-G expõe nossa comunidade a outras culturas, visões de mundo e realidades, o que também representa crescimento para nossos alunos.

Texto: Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho – Secretário de Relações Internacionais