UFSC participa do I Encontro de Representantes das Relações Internacionais das IFES

ddpmusmajyqd0vm0826nzmrleNo dia 30 de junho de 2015 aconteceu o I Encontro de Representantes das Relações Internacionais das IFES  realizado no Ministério da Educação (MEC), em Brasília e contou com a presença da maioria das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O secretário de Relações Internacionais,Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, representou a Universidade Federal de Santa Cararina (UFSC). Na abertura do evento o Professor Dilvo Ristoff, diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC, falou sobre os programas REUNI, PROUNI e FIES e apresentou números da Educação brasileira.

Aproximadamente 50 milhões de jovens entram no ensino fundamental e cerca de 8,5 milhões terminam o ensino médio. No ensino fundamental e médio mais de 80% estudam em escolas públicas. Dos 8,5 milhões que concluem o ensino médio em torno de 7,5 milhões entram na Universidade, porém aproximadamente 70% em instituições privadas, invertendo os percentuais. Das matrículas nas privadas 45% são pagas com dinheiro público. Na prática mais de 50% das vagas no ensino superior são pagas com dinheiro público. Dos egressos do terceiro grau apenas 100mil entram no mestrado e 70mil no doutorado. Dos alunos egressos das instituições privadas os alunos do Programa Universidade para Todos (PROUNI) tem desempenho superior aos outros no O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Com relação a internacionalização o Professor Dilvo manifestou sua satisfação e mensionou que o Programa Ciências Sem Fronteiras deve continuar, mesmo se ocorrerem mudanças no seu formato. As universidades serão avaliadas também pelo seu grau de internacionalização. O professor citou trabalhos publicados em parcerias com autores de instituições estrangeiras.

Na sequência, a Professora Denise Abreu, coordenadora nacional do Programa Idiomas Sem Fronteiras, conduziu a discussão de como seria o uso das verbas para internacionalização alocada pelo Ministério da Educação (MEC) às IFES. Foi enfatizada a importância das Secretarias de Relações Internacionais formularem um Plano de Trabalho para uso dos recursos. As Secretarias de Relações Internacionais devem estar bem estruturadas, ter site próprio e vídeo institucional com versões em língua estrangeira, boas instalações e um sistema de gestão de alunos internacionais.

A Professora Denise afirmou que a língua estrangeira deve vir junto com a internacionalização sendo uma ferramenta fundamental. Não apenas nossos alunos devem procurar aprender línguas estrangeiras mas também devemos oferecer português aos alunos estrangeiros. O oferecimento de disciplinas em línguas estrangeiras deve ser estimulado lembrando que para tal a mesma disciplina precisa ser oferecida em português. O programa Idiomas sem Fronteiras pode e deve capacitar professores a ensinar em língua estrangeira. Sobre isso foi enfatizado que professores e técnicos, além de alunos, podem e devem buscar cursos de línguas no IsF.

A UFSC participa do Programa IsF.  Para maiores informações e contato acesse.

Texto: Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho – Secretário de Relações Internacionais da UFSC

Publicado por: Elisa de Andrade Teixeira – Estagiária da SINTER