Oportunidade de bolsa para intercâmbio pela Fundação Botín

G:i
Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina
Trata-se de um programa de intercâmbio realizado pela Fundação Botín, uma organização espanhola dedicada a promover a vocação e o talento para o serviço público.
 A cada ano são selecionados 32 estudantes de graduação com perfil destacado de liderança e vocação pública, de países latino-americanos para participar de cerca de dois meses de um curso intenso: palestras, aulas, visitas institucionais, debates, projetos, treinamento outdoor e formação pessoal.
O programa de 2019 se realizará em 3 etapas: Estados Unidos, Espanha e Colômbia, e cobre todos os custos de participantes (traslado, alojamento e acomodação; com exceção de visto e trâmites com passaporte).

Os documentos exigidos no momento da inscrição são:
  • Carta de Apresentação, chancelada pela reitoria da universidade. Deve estar em conformidade ao modelo estabelecido pela Fundación Botín (obrigatória).
  • Um Compromisso assinado e carimbado por um representante qualificado da Universidade da/o candidata/o, de comprovante da realização de um estágio em qualquer instituição pública de seu país, uma vez finalizado o programa da Fundación Botín (obrigatório).
  • Cópia do passaporte (no caso você não possua e for selecionada/o, deve providenciar o passaporte e os vistos com urgência).
  • Uma foto 5×7, no tamanho passaporte em .GIF ou .JPG.
  • Declaração da/o candidata/o de veracidade das informações apresentadas, – compromisso em realizar o estágio e de participar das redes depois do programa, de acordo com o modelo que está incluído no formulário (obrigatória).
  • Link do vídeo, em espanhol, que deve ser enviado no YouTube em formato “não listado”, onde o candidato deve responder em 1 minuto à questão proposta: “¿Qué debes mejorar para llegar a ser servidor público?” (obrigatório).
  • Se você possuir qualquer publicação, deve incluir o link da mesma ou carregá-la em um PDF (não é um documento obrigatório).
  • Se possuir um blog pessoal deve incluir o URL (não é obrigatório).
  • Certificado de inglês e espanhol (este documento não é obrigatório, mas recomendado).
 Inscrições:
As inscrições vão de 19 de março até 09 de maio de 2019, e são feitas de maneira individual por quem deseja se candidatar, através da plataforma online da Fundação.
O candidato que deseja participar deve anexar uma carta de apresentação contendo o aval da Universidade de origem. Para receber a carta de apresentação da UFSC, os candidatos deverão entregar pessoalmente na SINTER:
1- Histórico escolar atualizado;
2- Declaração emitida pelo coordenador do curso informando que o estudante tem nível de excelência comprovada conforme os critérios estabelecidos pelo colegiado do curso.
Os documentos para obtenção da carta de apresentação  deverão ser entregues na Secretaria de Relações Internacionais – SINTER, aos cuidados de Elenir Vieira, no horário das 7 às 19 horas, até o dia 30 de abril de 2019 impreterivelmente. E deverão ser retirados, já assinados, no dia 3 de maio de 2019 até às 17 horas. Documentos não retirados serão descartados em 30 dias.
Para saber mais:
A Secretaria de Relações Internacionais está divulgando a oportunidade e fornecerá a carta de apresentação. Porém todo o processo seletivo é de responsabilidade da Fundação Botín. Portanto, eventuais dúvidas sobre esta oportunidade deverão ser endereçadas à Fundação.