Workshop para docentes da UFSC aborda práticas pedagógicas de aprendizagem ativa

G:i

O “W.I.L.D. Teaching: Making Your Classroom Come Alive“, workshop promovido pela SINTER e a USAC, aconteceu nos dias 15 e 29 de julho. Ministrado totalmente em inglês pelos professores da Fort Lewis College, Leslie Goldstein e Brian Burke, teve como conteúdo principal as técnicas de aprendizagem ativa, ou active learning, que consistem em práticas pedagógicas pensadas para tornar o aprendizado mais dinâmico e as aulas mais interessantes para os alunos através do uso de diversas habilidades de pensamento como interpretar, analisar, sintetizar, classificar, relacionar e comparar. Os docentes participantes puderam ter contato com atividades selecionadas por Goldstein e Burke para estimular a autonomia intelectual dos alunos por meio de situações e simulações planejadas. 

Na edição do dia 29, foi feita uma transmissão online para possibilitar o acesso aos docentes de todos os campi. Os professores de Florianópolis puderam acompanhar presencialmente na sala Harry Laus da Biblioteca Central do Campus Trindade. “Será interessante aplicar as técnicas aprendidas no workshop nas aulas, através de algumas atividades de interação entre os próprios alunos, questionários interativos e demonstrações em sala de aula”, afirmou um dos participantes.

Participantes do workshop se juntaram em grupos para concluir as atividades.