UFSC recebe 159 estudantes internacionais de 23 países

17:14:13

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu a recepção de boas-vindas de 159 estudantes internacionais, vindos de 23 países, nesta sexta-feira, 2 de agosto. A cerimônia promovida pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) ocorreu no auditório da Reitoria e contou com apresentações de cada país, da Polícia Federal e do grupo de competição Ampera Racing, além de uma demonstração de capoeira.

Acordos bilaterais e parcerias com associações e programas federais permitiram o intercâmbio de 145 estudantes (quatro destes da Asociación de Universidades Grupo Montevideo – AUGM) que vêm para estudar neste semestre. Conveniados ao Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), seis acadêmicos irão realizar curso completo na UFSC, assim como oito pós-graduandos (quatro de mestrado e quatro de doutorado) que iniciam suas atividades na Universidade.

Erwan e Valentine são da França. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

Erwan Marolleau, 21 anos, e Valentine Gerfault, 19, vêm de La Rochelle (França) para estudar Línguas Estrangeiras na UFSC, com o propósito de melhorar o português – que ambos falam e compreendem quase sem dificuldades. Entre os motivos de Valentine fazer seu intercâmbio estão “assistir a cursos diferentes dos franceses, e descobrir a cultura e a universidade brasileira”; já Erwan quer “melhorar sua competência em tradução”.

José Antonio trouxe a bandeira do Peru na mochila. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

Com uma bandeira do Peru na mochila, José Antonio Ayquipa Rosas, 22 anos, viajou de Lima pela primeira vez ao Brasil com a intenção de aprender coisas novas em Agronomia, seu curso, neste semestre. Ele opina que as grades curriculares são muito parecidas com a de sua universidade, e por isto irá se concentrar naquilo que pode acrescentar mais ao seu currículo, como conservação do solo e fruticultura tropical. Ele irá ficar na casa de um amigo, e “espera fazer amigos e falar melhor o português”.

Com a intenção de “conhecer perspectivas diferentes em Relações Internacionais”, a alemã Rebecca Harms, 23 anos, de Hamburgo, buscou o intercâmbio. Ela já conhece Santa Catarina: quando estava no ensino médio passou três meses em Xanxerê.

A apresentação do evento foi do secretário de Relações Internacionais, Lincoln Fernandes, que deu boas-vindas aos intercambistas. Ele adiantou, também, que o próximo grupo de estudantes internacionais deverá completar o “curso de sobrevivência no português brasileiro”, elaborado pela Secretaria de Educação a Distância (Sead).

A vice-reitora da UFSC, Alacoque Erdmann, manifestou a satisfação em receber os estudantes internacionais à comunidade universitária. “É uma oportunidade ímpar para incrementar a internacionalização. Santa Catarina é um estado multicultural, com tradição de receber pessoas de outros países. Esperamos que todos possam exercitar nossa cidadania planetária”.

País Estudantes
Portugal 42
França 25
Itália 17
Espanha 15
Colômbia 15
Alemanha 11
Reino Unido 5
Argentina 4
Peru 3
Chile 3
Estados Unidos 2
Bélgica 2
Moçambique 2
Áustria 2
Cabo Verde 2
México 2
Costa Rica 1
Uruguai 1
Bolívia 1
Paraguai 1
Suécia 1
Irã 1
Guiné-Bissau 1

 

Caetano Machado/jornalista da Agecom/UFSC