UFSC ascende em ranking internacional de universidades

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está entre as 7 melhores universidades do Brasil e entre as 4 melhores federais, de acordo com o Times Higher Education (THE), que elabora anualmente um conjunto de classificações considerado um dos mais abrangentes e confiáveis do mundo. Na edição de 2020, 1.396 instituições de 92 países foram analisadas. A UFSC se encontra no intervalo de posições entre 601º e 800º, tendo variado até 200 posições em relação ao de 2019, em que esteve entre 801º e 1000º.

A THE é uma revista inglesa que publica notícias e artigos referentes a educação superior afiliada ao jornal The Times. Para avaliar as universidades, são analisados treze indicadores como forma de medir os seus desempenhos, sendo os principais relacionados a ensino, pesquisa, citações, destaque internacional e investimento industrial.

A University of Oxford, do Reino Unido é a universidade mais bem classificada do mundo, pelo quarto ano consecutivo, seguida pela California Institute of Technology, EUA em 2º e University of Cambridge, Reino Unido em 3º lugar. No top 10, a maioria são instituições americanas, sendo a University of Oxford e Imperial College London as únicas europeias.

O Brasil totalizou 46 universidades na lista. A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor classificada do país, ficando no intervalo de 250º e 300º. Em relação às Universidades Federais, 26 no total, a UFSC aparece entre as 4 melhores colocadas.

Além do ranking mundial, a THE também publica uma série de classificações regionais e temáticas, como o THE Asia University Rankings, o THE Young University Rankings e o THE Latin America University Rankings.

A pontuação geral e mais informações sobre a metodologia de avaliação podem ser encontradas na página da THE World University Rankings.