ELAP 2020 – Orientações somente para alunos UFSC

14:54:03

Promovido pelo Governo do Canadá, o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) oferece bolsas de estudos para estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da América Latina e do Caribe realizarem intercâmbio em universidades do Canadá que tenham convênio com a UFSC que preveja a realização de intercâmbio (https://sinter.ufsc.br/instituicoes-conveniadas/ ).

A SINTER administra somente as candidaturas dos alunos da graduação da UFSC. Esclarecemos que a candidatura à bolsa ainda não está aberta. Assim que abrirem as candidaturas para os alunos da UFSC noticiaremos na página da SINTER os procedimentos necessários detalhadamente.

Alunos de graduação podem se candidatar a somente uma instituição de destino. Considerando que o prazo entre a divulgação da oportunidade de bolsa e a candidatura tem sido curto nos anos anteriores, sugerimos ao aluno interessado em se candidatar que providencie, caso não tenha, o passaporte e o comprovante de proficiência exigido pela instituição de destino e verifique a necessidade de tradução juramentada dos documentos. Dúvidas sobre o documento a ser apresentado devem ser sanadas diretamente com a instituição solicitante, por e-mail. Recomendamos, ainda, que acompanhe as informações sobre a bolsa, divulgadas no website da ELAP (https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng) e da SINTER (https://sinter.ufsc.br/) .

As aplicações desse ano já se encerraram em março. A bolsa é totalmente administrada pelo governo canadense, portanto, não temos nenhuma informação sobre datas e prazos de divulgação dos próximos editais (geralmente são no começo do ano, final de janeiro, início de fevereiro).

Os custos cobertos pela bolsa são: custos relativos à solicitação do visto; passagens aéreas para o Canadá (ida e volta); seguro saúde; gastos cotidianos; custos de transporte terrestre (incluindo o passe do transporte público); livros e demais materiais requeridos para a condução dos estudos do aluno (excluindo computadores e outros equipamentos).

Alunos da pós-graduação devem entrar em contato direto com a universidade de destino de seu interesse e verificar os procedimentos exigidos pela instituição de destino junto ao seu Programa de Pós-Graduação. Não é exigido convênio entre as instituições para candidaturas de pós-graduação.

Observação: alunos dos cursos de Farmácia, Medicina, Odontologia e demais cursos da área da saúde não poderão realizar prática clínica ou pesquisa clínica envolvendo cuidado direto com pacientes.