UFSC sedia 4ª edição da Escola de Verão PROCOAS 2020

No dia 17 de fevereiro, iniciou-se a quarta edição da Escola de Verão do Comitê Acadêmico de Processos Cooperativos e Associativos (PROCOAS) da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM).

A abertura foi realizada no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde estavam presentes o Prof. Diogo Robl, diretor de Relações Internacionais (SINTER/UFSC); Prof. Pedro Manique Barreto, pró-reitor de Assuntos Estudantis (PRAE/UFSC); Prof. César Damian, vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC); Prof. Arcângelo Loss, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGA/UFSC); Prof. Diego Barrios, coordenador PROCOAS-AUGM e Prof. Oscar Rover, coordenador da Escola de Verão PROCOAS 2020.

A Rede AUGM reúne um total de 39 Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O Comitê PROCOAS é o grupo técnico-acadêmico destinado a abordar e promover, com enfoque multi e interdisciplinar, as temáticas da cooperação, associativismo e economia solidária. Nesse espaço, as Escolas de Verão se organizam visando reforçar as ações sociais e pesquisas da Rede AUGM com foco nos processos cooperativos e associativos.

Para essa edição o título da Escola é “Processos Cooperativos e Associativos em Dinâmicas de Desenvolvimento Rural”. Ao longo dos seis dias pretende-se favorecer espaços para a apresentação e intercâmbio de resultados de pesquisas e experiências relacionadas a temática nos diferentes países de origem dos participantes, além de conhecer diversas experiências desenvolvidas no Estado. Para isso serão implementadas palestras, mesas redondas e visitas de campo em diferentes municípios catarinenses. Na escola participarão 40 estudantes de graduação e pós-graduação de 23 Universidades públicas da Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai, assim como 5 professores da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

A organização desta edição da Escola está liderada pelo Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) da UFSC, junto com o Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (LEMATE) e o Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (LECERA). Na UFSC, a Pró-Reitoria de Extensão, a Secretaria de Relações Internacionais e o Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas dão o suporte institucional na organização do evento. A atividade é credenciada como disciplina de nível de Mestrado e Doutorado acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina e conta com o apoio da Fundação de Amparo á Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Para além dos universitários envolvidos, a Escola propõe se constituir como um espaço de debate, troca de experiências e conhecimentos junto com as instituições e organizações da sociedade civil que constroem ações cooperativas e associativas para o desenvolvimento rural em diferentes municípios do Estado de Santa Catarina. Nesse sentido suas atividades serão desenvolvidas nos seguintes locais:

Centro de Ciências Agrárias da UFSC, na cidade de Florianópolis;
– Escola de Ensino Básico 25 de maio, do assentamento Vitória da Conquista no Município de Fraiburgo; e
– Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária do Vale Europeu (CRESOL Vale Europeu), no município de Águas Mornas.

Também haverá atividades nos municípios de Lages e Alfredo Wagner. Em cada local serão organizadas atividades de formação e troca abertas à participação das comunidades locais.

Fonte: Equipe Organizadora da Escola de Verão PROCOAS 2020.