Observatório UFSC é lançado com mais de 300 indicadores sobre 21 áreas de atuação da Universidade

12:11:17

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu nesta terça-feira, 30 de novembro, o lançamento oficial do Observatório UFSC, plataforma de transparência e apoio à gestão que integra, em um único ambiente, os dados e informações de vários domínios da instituição. Alguns dos objetivos apontados são fomentar a internacionalização do Observatório, apresentar a plataforma em outros idiomas e evoluir nas parcerias com outras instituições. 

A solenidade on-line foi aberta pelo reitor Ubaldo Cesar Balthazar, que saudou os presentes e apresentou uma visão geral do Observatório. “O objetivo desta plataforma é fornecer um panorama dos mais variados temas, relevantes não só à gestão universitária mas também à comunidade acadêmica, órgãos de controle e sociedade como um todo”. O Observatório estreia nesta terça-feira com mais de 300 indicadores sobre 21 áreas da UFSC, e será gradualmente ampliado. Uma das áreas apresentadas é a de internacionalização, em que podem ser acessados dados sobre acordos de cooperação internacional, intercâmbios e instituições parceiras. Acesse o painel de internacionalização aqui.

Participaram da sessão representantes do Ministério da Educação, do governo estadual, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Pela UFSC, participaram o reitor Ubaldo Cesar Balthazar, a vice-reitora Cátia Regina de Carvalho Pinto, pró-reitores, secretários, diretores de unidades de ensino, chefes de departamento, coordenadores de cursos e de programas de pós-graduação, estudantes, servidores administrativos e docentes. A webconferência foi transmitida pelo YouTube.

Sonho e coragem

O secretário de Inovação da UFSC, Alexandre Moraes Ramos, disse que o Observatório era um projeto vinculado a um sonho e a uma coragem. O sonho do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, que logo ao assumir manifestou o desejo de criar uma ferramenta para modernizar a gestão e dar transparência às ações da UFSC. E a coragem do reitor Ubaldo Balthazar, de tocar o projeto adiante, reunir o time e concretizar a proposta.

Alexandre Ramos afirmou ainda que o Observatório vai dar suporte a decisões estratégicas de médio e longo prazo, para tornar a gestão mais eficiente e preparar a UFSC para ser competitiva no cenário das universidades em nível global. O secretário de Inovação lembrou o fato de a UFSC ter sido reconhecida, recentemente, entre as três universidades mais inovadoras do Brasil e afirmou que o momento é de transformação digital.

Fernando Richartz, secretário de Planejamento e Orçamento, apresentou alguns painéis e dados do Observatório, que é lançado com 106 dashboards de apoio à decisão e mais de 300 indicadores sobre 21 áreas da UFSC, incluindo ensino, pesquisa, extensão, gestão administrativa, formas de acesso, entre outras. Ele mencionou as iniciativas da UFSC de retribuição à sociedade, citando que as ações de extensão envolveram mais de 3 milhões de pessoas de 2017 a 2021. Também destacou a disponibilização na plataforma de dados do orçamento da UFSC, atendendo a uma demanda da sociedade e dos órgãos de controle por transparência no uso dos recursos públicos destinados à Universidade.

Próximos passos

O secretário apresentou também o que devem ser os próximos passos do Observatório, entre os quais o de automatizar o máximo possível os processos de alimentação da plataforma; incorporar novos painéis e temas de acordo com a interação dos usuários; evoluir nas parcerias com outras instituições e proporcionar cruzamento de informações com outras bases de dados; fomentar a internacionalização do Observatório, apresentando a plataforma em outros idiomas e incorporar mecanismos de Inteligência Artificial. Fernando Richartz informou ainda que o Observatório terá uma estrutura física, no hall da Reitoria, para exibição dos painéis.

Em seguida, a palavra foi passada aos representantes das entidades presentes. O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, disse ao reitor que ter uma ferramenta como o Observatório é o sonho de todo o gestor. A Fapesc forneceu o “capital semente” para o projeto, com financiamento através de recursos de um edital de apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado. “Ficamos muito felizes quando vemos a utilização dos recursos trazer inovação, trazer eficácia e eficiência”, disse Zabot.

O professor Gustavo Balduíno, secretário executivo da Andifes, destacou que a UFSC conseguiu, neste período de dificuldades, após vários meses de pandemia, apresentar um projeto de qualidade. “Os recursos alocados na universidade trazem resultados concretos para a sociedade”, disse Balduíno. Ele informou que a Andifes pretende lançar brevemente o sistema Ecograd, painel que reunirá informações sobre a graduação de todas as universidades federais do País.

Controle social

O Controlador Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva, representando o governo estadual, parabenizou a UFSC por concretizar o projeto. Egresso da instituição, ele qualificou como “uma plataforma magnífica” o Observatório. “A UFSC já é motivo de orgulho por ser uma referência em pesquisa, ensino e extensão, agora apresenta esse modelo de boas práticas de gestão e transparência pública”, disse. O Controlador também citou iniciativas do governo estadual para dar transparência à gestão. “O controle social é o melhor e o menos custoso dos controles”, afirmou.

Eduardo Gomes Salgado, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, pontuou que além da transparência o Observatório traz uma oportunidade imensa de pesquisas sobre os próprios dados da UFSC. “Governança e transparência da UFSC estão crescendo e os órgãos de controle têm percebido isso”, afirmou.

A vice-reitora Cátia Regina de Carvalho Pinto afirmou que, como gestora, era grande a satisfação de participar do lançamento do Observatório. Ela destacou que a UFSC tem sido inovadora ao longo dos anos, especialmente durante o período da pandemia. “Seguimos nos dedicando à ciência, ao conhecimento e à defesa da vida”, afirmou a vice-reitora.

No encerramento da solenidade virtual, o reitor Ubaldo Balthazar fez uma analogia com o mundo do teatro: “Abram-se as cortinas e comece o espetáculo”, disse o reitor. Ele citou novamente o ex-reitor Cancellier. “Foi em sua gestão que tudo iniciou e, com muito trabalho e competência das equipes, em nossa gestão concretizamos esse projeto”.

Segundo o reitor, o Observatório representa uma nova era na gestão universitária, “que vem fortalecer cada vez mais nossa missão que é produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade de vida”.

Assista à solenidade de lançamento.