UFSC lança Curso de Sobrevivência no Português Brasileiro para estudantes do exterior

Notícias da UFSCO Curso de Sobrevivência no Português Brasileiro é uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Sead). O objetivo é capacitar estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos de várias partes do globo para que possam se comunicar em nível elementar e realizar mobilidade e cooperação acadêmica na UFSC.

O curso é online, assíncrono e auto-instrucional, com carga horária de 20 horas. É formado por cinco módulos de conteúdos, cada um deles composto por três aulas. Ao final das aulas, os concursistas realizam atividades da seção “Minuto de Prática”. Os módulos também contam com a seção “Culturema”, em que são apresentados aspectos da cultura brasileira, e “Hora da Dica”, com informações úteis para ajudar no contato com a língua.

A iniciativa é inédita e foi desenvolvida do zero por conteudistas, professores da área de Letras Português/Inglês, e profissionais da Sead e da Sinter. O professor Lincoln Fernandes, Secretário de Relações Internacionais, afirma que “o curso é visionário, totalmente inovador e poderá, inclusive, atrair estudantes do mundo todo, que desejam estudar português na UFSC”. O público-alvo são pessoas falantes de inglês, mas a ideia é adaptar as aulas em breve para falantes de espanhol, francês, alemão, italiano, mandarim, russo e outras línguas.

O Curso de Sobrevivência no Português Brasileiro oferece estrutura e vocabulário para que os participantes consigam se comunicar em nível elementar, auxilia o processo de acolhimento dos seus participantes ao chegarem à UFSC e desperta o interesse em aprender a língua e cultura brasileiras. Antes da pandemia, a universidade tinha em torno de 250 estudantes presenciais, por semestre, oriundos de outros países. A soma agora já ultrapassa o dobro do número de estudantes, que realizam as atividades de forma remota.

Para acompanhar os alunos no aprendizado da língua e apresentação da UFSC, foram criados os personagens Diogo, Natália e Lincoln, inspirados em servidores da UFSC. O curso também apresenta os personagens fictícios Angela, Frederick e Paloma, que compartilham suas experiências como estudantes estrangeiros da UFSC. Os áudios dos personagens foram gravados por servidores da Sinter (Bruno Wanderley Farias, Caroline Finatti, Diogo Robl, Guilherme Carlos Costa, Luciana Miashiro Lima e Paula Eduarda Michels).

O curso está na fase de testes e já teve uma versão inicial divulgada internacionalmente, o que despertou o interesse de parceiros estrangeiros. A professora Gisele Orgado, egressa da UFSC, é a responsável pela realização da experiência piloto do curso, com os alunos de português da Universidade de Birmingham, no Reino Unido. Após o primeiro teste, o curso passará por ajustes e então será liberado pela plataforma Moodle para estudantes ao redor do mundo.

Neste link você pode assistir a uma breve apresentação.