XXIX Jornadas de Jóvenes Investigadores da AUGM acontecem em Sucre, na Bolívia

Entre os dias 7 e 9 de setembro acontecem na Universidad Mayor, Real y Pontifícia de San Francisco Xavier e Chuquisaca (USFX), Sucre, Bolívia, as XXIX Jornadas de Jóvenes Investigadores da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), com o tema “Generación de conocimientos desde el Sur para el mundo post pandemia”.

Criadas em 1993, as Jornadas reúnem anualmente centenas de estudantes de graduação e pós-graduação das universidades-membro da AUGM, com o objetivo promover a integração entre os estudantes e estabelecer de grupos de pesquisa internacionais. Neste ano, participam das Jornadas quatro estudantes de graduação da UFSC, além do professor Marciel Stadnik, que representa a UFSC no Comité Académico Agroalimentario.

Os estudantes foram selecionados dentre os trabalhos de pesquisa mais bem avaliados no Seminário de Iniciação Científica da UFSC (SIC), nas categorias Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Vida, Ciências Exatas e da Terra e Iniciação Tecnológica (PIBITI). O SIC é o evento institucional do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) da UFSC, que congrega os programas de bolsas de iniciação à pesquisa científica administrados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ).

Informações dos estudantes participantes nas XXIX Jornadas:

Alunos Curso Nome do Trabalho Área do Trabalho
Bruno Augusto Olska Pedagogia Educação nos projetos de desenvolvimento contemporâneos para a América Latina B. 13. Educação para Integração
Eduardo Willwock Lussi Ciências da Computação Um Sistema de Detecção de Intrusão Interno Baseado em Fog Computing para Redes IoT com Restrição de Recursos C. 29. Tecnologia da Informação e Comunicação
Eloisa Leopoldo Ciências Biológicas Mind.Funga – Da Pesquisa com Macrofungos das Matas Nebulares de Santa Catarina à Popularização e Inovação na Identificação das Espécies D. 32. Meio Ambiente e Contaminação Ambiental
Luciane Rodrigues Adorno Engenharia de Materiais Processamento e caracterização microestrutural de alumínio deformado plasticamente: Análise do incremento de nanoplacas de grafeno por forjamento de dobras acumulativas C. 24. Ciência e Engenharia de Materiais

O evento será transmitido no facebook e no youtube:

Abertura: Facebook | YouTube
Encerramento: Facebook | YouTube