SINTER inicia projeto piloto de simplificação do Registro Nacional Migratório no Campus Araranguá

Desde abril de 2022, a SINTER tem dialogado com o Coordenador da Delegacia de Polícia de Imigração em Santa Catarina, Alessandre Mauro Tomaz, para ampliar a parceria existente entre a Polícia Federal e a SINTER para os campi da UFSC. Resultado disso tem sido o projeto piloto de simplificação do Registro Nacional Migratório (RNM)  no campus de Araranguá, com o apoio do chefe da seção de apoio internacional da SINTER, Marcelo Koerich, e dos agentes de internacionalização do campus, Giane de Farias P. Santana e Prof. Rogério Gomes de Oliveira.

O projeto piloto visa a ampliar para os campi da UFSC a parceria, na forma simplificada, de emissão e renovação do RNM da comunidade internacional, como o que já ocorre em Florianópolis (iniciada em 2020), em que a SINTER realiza a intermediação entre essa comunidade e a Polícia Federal. Após validação do projeto, o propósito é que o assessoramento e intermediação passem a fazer parte da rotina dos campi.

De acordo com o chefe da seção de apoio internacional da SINTER, Marcelo Koerich, a maior dificuldade é enfrentada pela comunidade internacional da UFSC, que precisa se deslocar até a sede da Polícia Federal (geralmente em cidade diferente de onde o campus está localizado) para receber orientações e tentar apresentar a documentação adequada ao seu caso, o que poderia necessitar de mais de uma visita para isso. “Com o serviço, o intuito é que os estudantes/pesquisadores/técnicos/docentes se desloquem até a sede somente para realização de biometria e para retirada da CRNM, já que a juntada e envio da documentação de forma correta será realizada pela UFSC” diz Marcelo.

“A escolha do campus de Araranguá para o início do Projeto Piloto relaciona-se sobretudo com a chegada de estudantes internacionais provenientes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que têm ingressado nos cursos do campus por meio de transferência externa. Na visita feita pela SINTER ao campus, em setembro deste ano, as assistentes sociais explicitaram diversas das dificuldades enfrentadas por esses estudantes. A ideia é que a iniciativa reduza a quantidade de viagens da comunidade internacional da UFSC à PF da cidade de Criciúma e que esse seja um dos recursos para facilitar a sua integração no país e na Universidade. O apoio dos agentes de internacionalização do campus tem sido fundamental nesse processo”, explica a Diretora de Relações Internacionais Fernanda Leal.

Sobre o RNM

A SINTER conta com o serviço de apoio ao imigrante para solicitar o registro e renovação do RNM junto à Polícia Federal. Salientamos que a SINTER apenas auxilia no processo, sendo de total responsabilidade do imigrante providenciar a documentação e comparecer à Polícia Federal para a entrevista.

Acesse a página do RNM e saiba mais!