UFSC participa de encontro entre universidades públicas latino-americanas e europeias

Foto: AUGM.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), representada pela diretora de Relações Internacionais, Dra. Fernanda Leal, foi uma das universidades-membro da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) que participaram do workshop “Strengthening of academic collaboration between Latin America and Europe” (“Fortalecendo a colaboração acadêmica entre a América Latina e a Europa”), realizado entre os dias 5 e 6 de dezembro, na Universidad de La República (UDELAR), em Montevidéu, Uruguai.

O evento, promovido entre a AUGM e o Coimbra Group, reuniu universidades de ambas as redes, além de representantes de embaixadas sediadas em Montevidéu e organizações envolvidas com educação superior internacional, como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e a Euraxess.

O workshop contemplou uma programação voltada ao compartilhamento de boas práticas na cooperação internacional entre universidades da América Latina e da Europa, além do compartilhamento de oportunidades internacionais das embaixadas e demais organizações. Foi, ainda, uma oportunidade para o diálogo entre as instituições presentes.

Para otimizar a participação da UFSC, a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) conduziu uma breve pesquisa com sua comunidade universitária para conhecer a cooperação existente com as universidades que estariam presentes no evento. Verificou-se que algumas das instituições com as quais pesquisadores da UFSC já cooperam, como a Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina, e a University of Edinburgh, Reino Unido, ainda não têm convênio com a UFSC. Assim, aproveitou-se a oportunidade para iniciar o diálogo sobre as possibilidades de institucionalizar as relações.

As oportunidades apresentadas no evento serão compartilhadas com a comunidade universitária por meio da página da SINTER, da página de oportunidades internacionais e do mailing da SINTER.