UFSC recebe convite para compor a mesa técnica de Lançamento da Pesquisa COBRADI 2021

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), é convidada a compor a mesa técnica do evento de lançamento do Relatório “Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional” (COBRADI 2021), junto ao coordenador da pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a outras duas instituições públicas federais. O evento será no dia 15 de dezembro de 2022, das 15 às 17 horas, em Brasília, DF, com transmissão online.

A importância desse convite se deve ao fato de que as três instituições públicas federais que integrarão a mesa técnica são aquelas que apresentaram as melhores práticas da cooperação internacional prestada pelo Brasil no ano de 2021, sendo a UFSC uma delas, com destaque para o trabalho realizado nos campos da internacionalização e da cooperação educacional e científica.

De acordo com a diretora de Relações Internacionais, Fernanda Leal, “A pesquisa COBRADI tem sido realizada pelo IPEA desde 2010 e, nesta edição, apresenta como diferenciais a possibilidade de participação das Instituições de Educação Superior (IES) e a coleta de dados sobre cooperação Sul-Sul. Decidimos que a UFSC participaria da pesquisa pela importância de conhecermos e publicizarmos a sua contribuição na cooperação internacional para o desenvolvimento. Além disso, os dados obtidos poderão ser mais um subsídio para a política institucional de internacionalização.”

A diretora também observa que “Há diversos desafios metodológicos implicados na realização da pesquisa, relacionados sobretudo à fragmentação dos dados. Todavia, por meio da colaboração da SINTER com o curso de Relações Internacionais e do apoio de diversos setores da Universidade, como a PROPESQ, a PROEX, a Coordenadoria de Internacionalização da PROPG e a Coordenadoria de Capacitação de Pessoas da PRODEGESP, temos conseguido avançar e desenhar uma metodologia que poderá, inclusive, orientar outras IES que decidam participar da pesquisa nas próximas ediçōes”.

A professora Iara Leite, do curso de Relações Internacionais, tem coordenado o desenho da metodologia de coleta de dados e envolvido seus estudantes nas análises. “O envolvimento dos estudantes é fundamental para promover a curricularização da extensão na nossa universidade, inclusive realizando atividades em sala de aula, e seria interessante levar esse modelo para outros cursos de Relações Internacionais de universidades que queiram levantar seus dados”. Ela também destacou que, “diante da emergência de novos indicadores de avaliação da pós-graduação no Brasil, que passam a averiguar impactos sociais, consideramos importante envolver também o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC, o que vem acontecendo por meio da destacada participação da mestranda Tayane Tjader Martins na equipe, não apenas transformando os dados em informações, mas também desenvolvendo dissertação sobre o tema.”

Sobre a pesquisa COBRADI

O IPEA realiza a Pesquisa COBRADI desde 2010. Para o período de 2005 e 2020, o conhecimento e informações foram consolidadas em seis relatórios distintos sobre a Cooperação Prestada do Brasil, que ajudaram o Governo Brasileiro no planejamento de suas ações externas. A partir de 2022, a pesquisa se torna a fonte oficial de informações sobre as contribuições externas do Brasil para o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em outros países. Os resultados da Pesquisa COBRADI passam a ser compartilhados regularmente com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de forma que os gastos externos brasileiros com ODS possam ser integrados àqueles dos demais países. Além disso, os dados da Pesquisa COBRADI também são compartilhados com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, em inglês), para compor as estimativas e indicadores de quantificação da Cooperação Sul-Sul.

Para mais informações, acesse o site.

Acesse também o webinário realizado sobre a Pesquisa COBRADI: https://www.youtube.com/watch?v=FHb7jOXgmow