Lançamento Programa Piloto – Participação de Estudantes em Mobilidade Internacional nos Projetos de Extensão

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) realizou, na última segunda-feira, 6 de março, durante a Recepção dos Estudantes Internacionais, o lançamento do programa voltado à participação de estudantes em mobilidade internacional em projetos de extensão, dado o reconhecimento do potencial da extensão no fortalecimento da dimensão social da internacionalização, bem como a contribuição que os estudantes internacionais podem dar aos projetos de extensão da UFSC, a partir de suas vivências.

O programa busca aproximar os estudantes internacionais que ingressam na UFSC por meio dos acordos bilaterais ou programas internacionais – como os Programas Escala Grado e Posgrado da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e o Erasmus+ – à ampla e diversificada gama de projetos de extensão que se encontram em atividade na Universidade. A iniciativa é fruto da parceria entre a SINTER e a Pró-reitoria de Extensão (PROEX), que realizaram, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, um consulta à comunidade universitária extensionista sobre o interesse em disponibilizar vagas para a participação voluntária de estudantes internacionais nos projetos de extensão, por meio da Chamada Interna n.º 1/2022/SINTER-PROEX.

A consulta contou com a manifestação de interesse de 51 projetos das diversas áreas do conhecimento. Os coordenadores de projetos informam uma síntese dos objetivos do projeto, das atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes e carga horária semanal para a participação, além de perfis desejados, quando aplicável, como curso ou conhecimentos específicos. As informações disponíveis sobre os projetos que se inscreveram na iniciativa encontram-se no Catálogo de Oferta de Projetos de Extensão para estudantes internacionais.

Para se candidatar, os estudantes devem entrar em contato com os coordenadores dos projetos, por meio dos e-mails disponíveis no catálogo, para informar seu interesse. A participação no projeto garantirá a emissão de certificado de participação com as horas dedicadas.