SINTER realizará Recepção à Comunidade Internacional da UFSC no dia 10 de março
Nesta segunda-feira, 10 de março, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá a sua comunidade internacional para o primeiro semestre de 2025 com o evento “Recepção à Comunidade Internacional da UFSC“, promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC), com apoio do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD); do Programa de Extensão SINTEGRA: Trajetórias estudantis internacionais: Acolhimento e integração e de integrantes da Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF).
O evento é dedicado principalmente aos estudantes internacionais ingressantes neste semestre, tanto regulares quanto em mobilidade acadêmica. Os(as) padrinhos/madrinhas dos estudantes intercambistas também estão convidados a participar.
A UFSC espera receber neste semestre 88 estudantes dos programas de mobilidade acadêmica internacional na graduação de quinze países de origem. Dos 88 estudantes, 69 são do Programa Incoming e provêm de universidades conveniadas sobretudo da França (24), de Portugal (9) e da Itália (7) enquanto que os estudantes do Programa Escala Estudiantes de Grado provêm de universidades-membro da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) da Argentina (6) e do Uruguai (2).
Quinze estudantes internacionais regulares que chegam à UFSC neste semestre são participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Desses, 8 ingressam em cursos de Florianópolis, sendo: cinco de Angola, nos cursos de Engenharia Química, Serviço Social, Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Elétrica; um do Paraguai, no curso de Medicina; um de Cabo Verde, no curso de Medicina, e um de Guiné-Bissau, no curso de Relações Internacionais.
Quatro estudantes PEC-G são ingressantes em Joinville, sendo: um de Moçambique, no curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária; um de Honduras, no curso de Engenharia Aeroespacial; um de Angola, no curso de Engenharia Naval e um de Guiné Equatorial no curso de Engenharia Aeroespacial.
Por fim, três estudantes PEC-G são ingressantes em Araranguá, sendo: um de Angola, no curso de Engenharia de Computação; um de Moçambique, no curso de Engenharia de Energia; e um de Guiné Equatorial, no curso de Medicina. Além desses, a UFSC espera receber estudantes internacionais regulares que ingressarão de diferentes formas, como transferência externa e vestibular.
Os quadros a seguir ilustram as informações sobre os novos estudantes internacionais da UFSC:
Sobre a programação do evento:
A Recepção acontecerá no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) do campus Trindade (Florianópolis).
Nesse semestre, as Orientações Específicas ocorrerão no período diurno, às 9 horas. Os estudantes deverão chegar às 8h30 para se apresentarem no local e evitar atrasos. Serão dois locais a depender do grupo específico a que pertencem:
O grupo de estudantes dos Programas Incoming e Programa Escala Estudiantes de Grado, da AUGM, terão suas orientações no Miniauditório do Bloco B do CFH, 3o andar.
Enquanto que o grupo dos estudantes do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) receberão orientações específicas no Auditório do Bloco F do CFH, 7º andar.
Já no período da tarde, às 13h toda a comunidade internacional será recebida no Auditório Bloco E do CFH – Anexo, Térreo, onde ocorrerá a partir das 13h30 uma breve cerimônia de abertura e as boas-vindas do Reitor.
Em seguida, o secretário de Relações Internacionais da UFSC, Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, apresentará à comunidade um pouco sobre os serviços prestados pela UFSC e pela SINTER.
Às 14h15 o evento terá um café de integração com todos os presentes e apresentações culturais: as danças angolanas Kizomba e Semba, com o pessoal da Associação de Angolanos em Florianópolis; e a apresentação da Bateria Universitária Devassa com os estudantes da UFSC que fazem parte da Associação Atlética Acadêmica de Medicina.
Ao final das apresentações, quem estiver inscrito nas atividades de integração, já poderá se deslocar para o local de encontro para a Visita à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Oficinas de Dança ( com a ASSAF e Grupo Samba Manezinho) e SINTEGRA pela UFSC – Tour pelo Campus.
O quadro a seguir apresenta as especificidades das atividades de integração, incluindo os horários e os locais de encontro.
Para quem gosta de futsal, no dia 16 de março, domingo, será realizado o Torneio esportivo de recepção aos estudantes internacionais: parceria entre a SINTER e a ASSAF. Os interessados em participar deverão preencher o formulário de inscrição.
>>>>>>>>>Confira a programação completa do evento, os links de inscrições e os locais de cada atividade aqui.<<<<<<<<<<<
Para mais informações sobre intercâmbio de estudantes internacionais na UFSC, acesse aqui.