Secretário de Relações Internacionais da UFSC participa do 2º Fórum da Liga das Universidades do Brasil, Rússia e Bielorrússia no Rio de Janeiro

Secretário de Relações Internacionais, prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, apresentando a UFSC aos presentes.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou, no dia 5 de junho, da segunda edição do Fórum da Liga das Universidades do Brasil, Rússia e Bielorrússia, realizada no Centro de Tecnologia (CT2) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital fluminense.
A Liga das Universidades foi fundada em 2024, em Moscou, com a assinatura da ata de fundação por delegações de instituições de ensino superior dos três países, incluindo a UFSC. O encontro deste ano resultou na adesão de 27 universidades brasileiras à Liga e na assinatura de seis Memorandos de Entendimento, conforme divulgado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC).
A iniciativa tem como objetivo promover a educação, a pesquisa e a colaboração acadêmica internacional entre os países membros, com foco no fortalecimento da cooperação entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa científica.
Representando a UFSC, o secretário de Relações Internacionais, professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, participou do evento em nome do reitor da instituição. Durante sua apresentação, o professor apresentou dados sobre a UFSC, incluindo sua localização geográfica e a distribuição dos campi, além de informações sobre o número de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, infraestrutura laboratorial, projetos de extensão e mais de 400 convênios internacionais.
O secretário também mencionou o desempenho da universidade em rankings internacionais e os programas de pós-graduação classificados como de excelência pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em sua fala, abordou ainda as principais áreas de atuação da instituição, como engenharias (energia solar, inovação e infraestrutura), área médica (saúde e bem-estar), ciências agrícolas e biológicas (agroecologia), computação e humanidades com foco na redução das desigualdades.

Dirigentes na 2ª edição da Liga das Universidades do Brasil, Rússia e Bielorrússia.
Nos últimos anos, a UFSC registrou 541 publicações conjuntas com países do BRICS, sendo cerca de 70 em colaboração com instituições russas. Atualmente, a UFSC mantém seis convênios internacionais com a Rússia e conta com o Grupo de Estudos sobre a Rússia (Prorus). Durante o fórum, o professor expressou o interesse da universidade em estabelecer parcerias e convênios com instituições da Bielorrússia.
A segunda edição da Liga das Universidades do Brasil, Rússia e Bielorrússia precedeu o Fórum de Reitores das Universidades dos BRICS+ agendado para acontecer nos dias 6 e 7 deste mês.