SINTER participa de encontro nacional em Brasília em celebração aos 60 anos do PEC-G

17:05:34

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC) esteve representada no encontro nacional promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para celebrar os 60 anos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O evento, realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, reuniu cerca de 150 coordenadores do programa no auditório da Capes, em Brasília (DF). A UFSC esteve representada pela servidora Luana Priscilla Leite, responsável pelo setor financeiro da SINTER, que participou em nome da coordenadora do programa PEC-G na UFSC Elisa Schemes, e acompanhou as discussões sobre financiamento, bolsas e sustentabilidade do programa.

A celebração ocorre em um momento histórico para o PEC-G, que registrou o maior número de candidaturas internacionais em seis décadas. Para a seleção de 2026, o programa teve um crescimento de quase 1.200%, alcançando 3.291 inscrições de estudantes de 55 nacionalidades, interessados em realizar gratuitamente a graduação em instituições brasileiras. Ao todo, o PEC-G conta atualmente com 104 instituições de ensino superior participantes, acolhendo estudantes de 52 países, além de manter parceria com 73 nações.

A programação do encontro incluiu uma sessão solene no Palácio Itamaraty, na tarde de terça-feira (9), às 16h, com o lançamento do selo comemorativo dos Correios, alusivo aos 60 anos do programa.

Na abertura do evento, o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus David, destacou que o PEC-G é uma política educacional estratégica para o enfrentamento das desigualdades globais. “Precisamos estar unidos, nós, países do Sul Global. O PEC-G é parte desse esforço de reconstrução mundial e de criação de alianças estratégicas que permitam superar desigualdades”, afirmou.

Representando a presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, a coordenadora-geral de Programas Internacionais, Helena Albuquerque, ressaltou que a autarquia atua na vertente de pós-graduação do programa, o PEC-PG, cujo resultado final do edital — lançado após cinco anos — será anunciado em breve. Ela lembrou que o programa atravessou diferentes governos e se consolidou como uma das principais ferramentas da cooperação educacional brasileira.

Também participou da mesa de abertura a coordenadora-geral de Articulação Institucional da Sesu, Lúcia Pellanda, que reforçou o papel do PEC-G na internacionalização da educação superior. Segundo ela, o programa simboliza o compromisso histórico do Brasil com o multilateralismo, a solidariedade e a cooperação entre os povos.

O encontro contou ainda com a presença de representantes do MEC, do Ministério das Relações Exteriores, da Capes e do Instituto Guimarães Rosa.

Sobre o PEC-G

Criado em 1964 e oficializado em 1965, o PEC-G é desenvolvido pelo MEC e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Capes e o CNPq. O programa oferece vagas gratuitas em cursos de graduação para estudantes estrangeiros, que retornam aos seus países após a conclusão do curso, fortalecendo a formação de quadros estratégicos em nações parceiras. Ao longo de seis décadas, tornou-se uma das políticas mais duradouras de cooperação educacional do Sul Global.

Com o crescimento recente da demanda, MEC e MRE avançam nas discussões sobre o futuro do programa, com foco na qualidade da experiência estudantil e na sustentabilidade da expansão da cooperação internacional.

Saiba mais sobre o programa PEC-G na UFSC clicando aqui.

Tags: CAPESEstudantes InternacionaisMECPEC-G