Collaborative Online International Learning (COIL)

Collaborative Online International Learning ou simplesmente COIL, é uma modalidade de ensino/aprendizagem criada na The State University of New York (SUNY), pelo professor Jon Rubin, em 2006. Seu objetivo era encorajar o crescimento da aprendizagem cooperativa internacional online.

Esta ação permanece, se desenvolveu, e na prática, ocorre da seguinte maneira:

> um professor da universidade A, em parceria com um professor da universidade internacional B, montam um programa de ensino online para suas turmas. Logo temos, 2 universidades, 2 professores, 2 turmas, possivelmente 2 idiomas, pelo menos 2 culturas e um curso/módulo sendo co-ministrado pelos professores das duas universidades, com tarefas a serem desenvolvidas na modalidade virtual de forma cooperativa, intercultural e interdisciplinar.

Como benefícios dessa prática, a comunidade acadêmica tem acesso ao seguinte:

  • aprendizagem global integrada ao currículo e para todos;
  • aprendizagem aplicada;
  • desenvolvimento das habilidades necessárias para o século 21;
  • consciência intercultural e desenvolvimento de competências;
  • aplicação interdisciplinar do conhecimento;
  • diversidade e inclusão;
  • internacionalização escalável e com baixo custo;
  • prática de alto impacto para ensino e aprendizagem.

O último ano trouxe a certeza de que o ambiente virtual de ensino/aprendizagem ainda tem muito a ser explorado e que é um espaço de inclusão, interculturalidade e desenvolvimento, para quem ensina e quem aprende.

Assim, em virtude de diversos convites que temos recebido de instituições parceiras e de projetos futuros, deixamos aberto esse formulário de cadastro de interesse para o docente UFSC que deseja desenvolver disciplinas nessa modalidade.