Informamos à comunidade acadêmica que em virtude do contingenciamento de gastos e bloqueio dos recursos financeiros por parte do governo federal, a UFSC suspendeu por tempo indeterminado todas as mobilidades pelos Programas Escala Docente, Grado, Posgrado e Gestores y Administradores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) além dos Programas BRACOL e BRAMEX do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

Também estão suspensas as viagens dos representantes de Núcleos Disciplinares e Comitês Acadêmicos.

Informamos ainda que, em face do exposto, não serão lançados editais para seleção de docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos administrativos para 2020 pelos referidos programas. Dessa forma, orientamos aos professores que não assinem cartas-convite, formulários de inscrição, contratos de estudos ou qualquer outro documento que envolvam atividades relacionadas aos Programas para 2019.2 e posterior. Na dúvida, pedimos gentilmente que nos consultem antes.

A Administração Central considera mais sensata a suspensão antecipada das mobilidades que a possibilidade de posteriormente não poder honrar com seus compromissos financeiros.

Tão logo a situação econômica se normalize, todos os Programas serão retomados e os envolvidos serão comunicados.

A SINTER esclarece que os intercâmbios a serem realizados por meio de acordos bilaterais  (Programa Outgoing) não serão afetados pelo bloqueio financeiro do Governo Federal pois não são financiados com recursos da UFSC.

Tags: AUGMbolsasBRACOLBRAMEXComunicado