PEC-G

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), criado oficialmente em 1965 pelo Decreto nº 55.613 e, atualmente regido pelo Decreto nº 11923, de 15 de fevereiro de 2024 e pela Portaria Interministerial MEC/MRE nº 7, de 4 de junho de 2024, oferece a estudantes de países com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

O PEC-G é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país. O processo seletivo para ingresso no PEC-G não é gerido pela UFSC.

Para se inscrever no PEC-G, o candidato deverá realizar os procedimentos descritos no Edital do processo seletivo. Em caso de dúvidas, poderá consultar a Embaixada ou Consulado do Brasil, em país participante do programa, onde poderá candidatar-se ao programa.

Para saber mais informações sobre o PEC-G e o processo seletivo, acesse: 

Ministério da Educação: PEC

Ministério das Relações Exteriores: PEC-G (Graduação)

Desde 1970 até 2024, ingressaram no programa em torno de 672 estudantes, dos quais, formaram-se 405. Em junho de 2025, havia 74 estudantes PEC-G regularmente matriculados na UFSC, nacionais, em sua maioria, de países da África e da América Latina e Caribe, e um estudante da Ásia.

Na UFSC, o programa é administrado pela SINTER. O contato pode ser feito pelo endereço pecg.sinter@contato.ufsc.br.