Eventos e cursos

Como forma de incentivar a pesquisa e a prática em internacionalização da educação superior, compartilhamos, nesta página, informações sobre reuniões, eventos, cursos e demais oportunidades relacionadas ao tema.

Algumas dessas oportunidades se destinam a gestores e técnicos de secretarias de relações internacionais, enquanto que outras são mais abrangentes.

Caso tenha algum evento, curso ou chamada para indicar, envie um e-mail para direcao.sinter@contato.ufsc.br.

Evento Público-alvo Prazo para submissão de trabalhos Local e data do evento
III Seminário de Internacionalização universitária: Caminhos institucionais para a internacionalização da pesquisa acadêmica Gestores, técnicos e pesquisadores interessados  10 e 11 de julho. A distância.
Reunião dos Delegados Assessores da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) Delegados Assessores das universidades-membro da AUGM Não se aplica. Córdoba, Argentina, de 29 a 30 de agosto de 2024.
24th EAIE Conference and Exhibition (EAIE 2024) Gestores e técnicos universitários da área de relações internacionais Não se aplica. Toulouse, França, de 17 a 20 de setembro de 2024.
XVII Assembleia Geral e ao XIV Seminário Internacional do GCUB  Reitores e representantes as universidades-membro o GCUB Não se aplica.  Roma, Itália, 23 a 25 de setembro de 2024.
XLIV Assembleia Geral dos Membros da Organização Universitária Interamericana (OUI) Reitores e representantes das universidades-membro da OUI Não se aplica. Bogotá, Colômbia, 1 de outubro de 2024.
20th International Association of University Presidents (IAUP) Triennial Conference Reitores de universidades Não se aplica. Beijing, China, de 13 a 15 de outubro de 2024.
Encontro Nacional Rede Andifes – Idiomas sem Fronteiras 2024 Professores e estudantes credenciados ao IsF. 16 de agosto de 2024 Aracajú, 30 de outubro a 1 de novembro.
Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM (JJI 2024): Educación Superior, Bienestar Colectivo y Convivencia Democrática Estudantes de graduação e pós-graduação das universidades-membro da AUGM. Em breve. Montevidéu, Uruguai, de 6 a 8 de novembro de 2024.
Curso Público alvo Período de inscrições Local e data do curso
Webinários SINTER – UFSC Internacional Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Recorrente. Sem inscrições. Online (Youtube).
Webinários – Centre for Global Higher Education Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Recorrente. Online.
The Centre for Global Higher Education Podcast Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Livre – A qualquer momento.  Online (Spotify).
 Critical Internationalization Studies Masterclass Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Livre – A qualquer momento. Online.
The International Educator Podcast – NAFSA Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Livre – A qualquer momento. Online.
Webinários CIHE/Boston College Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Recorrente – Um webinário por mês. Online.
Podcast UNESCO-IESALC: “Perspectivas: Global talks on higher education” Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Livre – A qualquer momento. Online (Spotify).