Eventos e cursos

Como forma de incentivar a pesquisa e a prática em internacionalização da educação superior, compartilhamos, nesta página, informações sobre reuniões, eventos, cursos e demais oportunidades relacionadas ao tema.

Algumas dessas oportunidades se destinam a gestores e técnicos de secretarias de relações internacionais, enquanto que outras são mais abrangentes.

Caso tenha algum evento, curso ou chamada para indicar, envie um e-mail para direcao.sinter@contato.ufsc.br.

Eventos realizados.

Evento Público-alvo Prazo para submissão de trabalhos Local e data do evento
II Encontro Brasileiro sobre Internacionalização e Inovação em Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas Gestores, técnicos e pesquisadores interessados —— Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Cassilândia, 25 a 28 de setembro de 2023.
33rd Annual EAIE Conference and Exhibition Gestores, técnicos e pesquisadores interessados —— Rotterdam, Holanda, 26 a 29 de setembro de 2023.
XXX Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM: Investigación científica y tecnológica para un desarrollo sostenible Estudantes de graduação e pós-graduação das universidades-membro da AUGM —— Asunción, Paraguai, 11 a 13 de outubro de 2023.
International Higher Education Studies Conference (IHEC 2023) Gestores, técnicos e pesquisadores interessados —— Istambul, Turquia, de 19 a 21 de outubro de 2023.
XVI Assembleia Geral e XIII Seminário Internacional do GCUB: Educação Superior para a Cidadania Global Gestores, técnicos e pesquisadores interessados —— Genebra, Suíça, 23 a 27 de outubro de 2023.
International Virtual Exchange Conference (IVEC 2023) – FAUBAI & UNESP Gestores, técnicos e pesquisadores interessados —— São Paulo, SP, 30 de outubro a 1º de novembro de 2023.
Congresso das Américas sobre Educação Internacional (CAEI 2023) Gestores, técnicos e pesquisadores interessados —— Las Vegas, Nevada, 6 a 8 de novembro de 2023.
Reunião presencial do Conselho Gestor de Relações Internacionais da ANDIFES (CGRIFES) Gestores de Relações Internacionais das IFES —— Brasília, 8 a 9 de novembro de 2023.
Conferência Faubai – Regional Sul Gestores, técnicos e pesquisadores interessados das universidades-membro da Faubai – Região Sul —— FAE Business School, Curitiba, Paraná, 23 a 24 de novembro de 2023.
International Association of Universities (IAU) 2023 International Conference Gestores, técnicos e pesquisadores interessados —— Qatar University, Qatar, 25 a 27 de novembro de 2023.
LXXXIV Reunião do Conselho de Reitores da AUGM Reitores das universidades-membro da AUGM —— Universidad de Valparaíso (UV), Valparaíso, Chile, 27 a 30 de novembro de 2023.
Society for Research into Higher Education (SRHE) 2023 Conference Gestores, técnicos e pesquisadores interessados —— Formato híbrido: Birmingham (Reino Unido) e online 4, 6 e 8 de dezembro de 2023.
Research with International Students Conference Gestores, técnicos e pesquisadores interessados —— Formato híbrido: University of Manchester (Reino Unido) e online, 11 a 12 de dezembro de 2023.
China and Higher Education (ChinaHE) 2023 Conference Gestores, técnicos e pesquisadores interessados 31 de agosto de 2023. Formato híbrido: Manchester (Reino Unido) e online, 13 a 14 de dezembro de 2023.
Feria Internacional de Educación Superior (FIESA) Gestores, técnicos e pesquisadores interessados —– Universidad Nacional de Misiones, Argentina, 19 a 24 de março de 2024.
Curso Público alvo Período de inscrições Local e data do curso
Webinários SINTER – UFSC Internacional Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Recorrente. Sem inscrições. Online (Youtube).
Webinários – Centre for Global Higher Education Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Recorrente. Online.
The Centre for Global Higher Education Podcast Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Livre – A qualquer momento.  Online (Spotify).
 Critical Internationalization Studies Masterclass Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Livre – A qualquer momento. Online.
The International Educator Podcast – NAFSA Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Livre – A qualquer momento. Online.
Webinários CIHE/Boston College Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Recorrente – Um webinário por mês. Online.
Podcast UNESCO-IESALC: “Perspectivas: Global talks on higher education” Gestores, técnicos e pesquisadores interessados Livre – A qualquer momento. Online (Spotify).