Dupla diplomação

Os acordos gerais de cooperação firmados entre a UFSC e instituições de ensino internacionais permitem que sejam realizadas uma série de atividades conjuntas. Entretanto, para algumas dessas atividades deve haver um processo adicional (acordo específico) que as regulamentem, como é o caso da dupla diplomação (DD).

O Programa Internacional de Dupla Diplomação em cursos de graduação visa permitir aos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina e aos estudantes de instituições de ensino superior estrangeiras, regularmente matriculados, mediante integralização curricular, a obtenção de duplo diploma, reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela universidade estrangeira conveniada, conforme os termos dos convênios e o estabelecido na Resolução Normativa nº 37/CUn/2013.

Atualmente, este processo se inicia no curso de graduação e passa por diversas instâncias na UFSC. Confira a informação no site da PROGRAD. 

Com o aumento da procura pela dupla diplomação, foi criada uma comissão na UFSC para estudar o processo atual, propor melhorias e minuta de acordo específico, além de uma atualização na Resolução vigente, que é de 2013. Todo esse trabalho está sendo realizado com vistas a agilizar o processo e oportunizar cada vez mais cursos e estudantes da UFSC a aplicarem para tal modalidade, além de fomentar o processo de internacionalização institucional.

Abaixo esclarecemos algumas das principais dúvidas dos estudantes de graduação sobre o tema:

P: Eu posso escolher uma instituição e realizar a dupla diplomação de forma independente?

R: Não. Para realizar a dupla diplomação você deverá estar inserido em um Programa de Dupla Diplomação já existente entre o seu curso na UFSC  e um curso de uma instituição estrangeira.

P: Como descubro se o meu curso possui um Programa de Dupla Diplomação com alguma instituição estrangeira?

R: No site da PROGRAD há uma relação das Duplas Diplomações existentes na UFSC.

P: Tenho interesse em um Programa de Dupla Diplomação que me curso possui, com quem eu falo?

R: Cada Dupla Diplomação possui um professor coordenador, verifique com o coordenador do seu curso quem é o responsável pela Dupla Diplomação de seu interesse.

P: E se meu curso não possui Programa de Dupla Diplomação?

R: Verifique com os professores do seu curso se há interesse em dar início a esse processo. Como o Programa de Dupla Diplomação é entre cursos (e não por aluno) trata-se de um processo longo (leva cerca de 2 anos até ser finalizado). Para ser realizado deverá haver interesse institucional, além de uma relação já consolidada de intercâmbio de estudantes entre as duas instituições. Os professores do curso deverão se reunir com professores da instituição estrangeira para discutir questões curriculares e elaborar um Acordo de Dupla Diplomação, que tramitará pelas seguintes instâncias na UFSC: Colegiado do Curso, Conselho de Unidade, Câmara de Graduação, Secretaria de Relações Internacionais, Procuradoria Federal e Gabinete da Reitoria.